Texto: Assessoria de Imprensa

A Iveco, por meio de um time de Engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Sete Lagoas, MG, participa de forma ativa em várias palestras e expõe produtos e tecnologias alternativas durante o Congresso SAE BRASIL 2011, que acontece de 04 a 06 de Outubro no Expo Center Norte, SP, no Pavilhão Vermelho.

Ao longo dos três dias de encontro, serão sete palestras técnicas sobre os mais diversos temas relacionados à tecnologias presentes e em testes nos caminhões Iveco. Além disso, haverá exposição de diversas tecnologias no stand da marca. Em destaque tanto na exposição como no seminário, estará o Iveco Trakker “Bi-Fuel”, com tecnologia desenvolvida 100% no Brasil. Uma inovação no uso de etanol para operações nas “indústrias verdes”, como a indústria sucroenergética, que promove e viabiliza soluções para várias formas de transporte. Além disso, estará também no stand o Simulador do Stralis, um equipamento com 95% de originalidade que funciona dentro de uma cabine simulada e possibilita a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado. Os sistemas EGR e SCR, que estarão presentes em toda a linha Iveco a partir de 2012 para atender o Proconve P7, estarão também em exposição no stand.

Palestras Iveco

Nesta edição do evento, a Iveco participa com o maior número de palestras e retaguarda de engenheiros já registrada em todas as suas apresentações ao longo dos últimos anos. O grande destaque durante os seminários ficará por conta da apresentação de Renato Mastrobuono, Diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco para a América Latina, que participa do painel dos engenheiros chefes com o tema “Contribuição da Engenharia Brasileira em criar continuamente produtos inovadores e competitivos”. O encontro acontecerá no Auditório Santana II e III, no dia 04 de outubro, a partir das 15h30.

No dia seguinte, o Engenheiro Henrique Rezende, responsável pela Engenharia Avançada e Inovações da Iveco abordará toda a pesquisa sobre o desenvolvimento do Iveco Trakker “Bi-Fuel”, o caminhão que estará em destaque no stand da marca. A palestra será dada às 16hs, no auditório Vila Maria, durante o painel Caminhão com Motor Etanol Diesel.

Sobre tecnologia de informação, no painel que leva o mesmo nome e acontecerá no dia 05/10, no auditório Jacanã, entre 11hs e 12h30, o Analista de Marketing de Produto Fausto Assis apresentará o Sistema de Gerenciamento de Frotas Iveco, o Iveco Frota Fácil, ferramenta disponível nos caminhões Iveco Stralis e Cursor, para o controle e redução do custo operacional das frotas, por meio do acesso às informações de telemetria dos caminhões e gestão de frota.

O dia 05 ainda reserva a apresentação do Engenheiro Pablo Albuquerque, que falará ao público às 18hs no auditório Vila Maria sobre o comportamento de um caminhão em operação abastecido com misturas de biodiesel, etanol e diesel, todos num só tanque. O Painel terá o título “Performance of a Heavy Duty Truck Fueled with Biodiesel-Ethanol-Diesel Oil Blends”.

No dia seguinte, 06/10, das 11h às 12h30, no painel Soluções Energéticas Brasileiras, da Teoria à Prática, o Gerente da Plataforma de Leves e Médios, Alexandre Serretti abordará a experiência histórica da Iveco no Brasil e no mundo sobre o desenvolvimento do Daily Elétrico.

O engenheiro Everton Corte, Coordenador de Dinâmica Veicular da Iveco fará uma interessante explanação sobre a transmissão de vibrações do veículo para o corpo humano e suas diferentes formas de receber essas vibrações, segundo o sexo, idade, condição física, etc. A análise completa foi realizada por meio de um mapeamento da transmissão das vibrações desde o solo, a partir de diferentes partes do caminhão, como os eixos, o chassis e a cabine. Esta apresentação acontecerá dia 06/10, às 13h30, também no auditório Vila Maria.

Às 18hs o enfoque ficará por conta das transmissões. O Engenheiro Ricardo Coelho demonstrará um projeto aplicado ao Iveco Stralis NR, que trouxe durabilidade no mínimo duas vezes maior à transmissão do veículo, em comparação à versão standard. A apresentação tem o título “embreagem de alta severidade”, e será feita no auditório Casa Verde.

Iveco Trakker Bi-Fuel

O projeto, originado da importância do Brasil como o maior produtor e exportador de açúcar e etanol do mundo, motivou o desenvolvimento de um veículo comercial movido a energia renovável, por meio de uma parceria entre a Iveco, FPT – Fiat Powertrain Technologies e a BOSCH. O protótipo do Iveco Trakker “Bi-Fuel” é um cavalo mecânico com tração 6×4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), que pode ser utilizado em várias aplicações do setor sucroenergético, como transporte de vinhaça, por exemplo.

O veículo foi submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que o utilizaram engatado a um implemento do tipo rodotrem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. Os testes foram realizados na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP) e contaram com um time de engenharia totalmente dedicado.

O Iveco Trakker “Bi-Fuel” utiliza um motor Iveco-FPT de seis cilindros e nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv e 1.500 N.m de torque, de ciclo diesel. O modelo possui dois tanques de combustível, um para etanol, outro para o diesel, que são abastecidos durante todo o período de testes com os mesmos combustíveis encontrados em qualquer posto de abastecimento. O etanol hidratado é injetado no ciclo de admissão e, após a compressão, é detonado com a injeção do próprio diesel. O sistema não exige aditivo ou antidetonante. As quantidades de cada combustível são dosadas pela central eletrônica do motor e variam de acordo com as condições de pressão, temperatura e carga. Apesar das variações nas dosagens de combustível durante o ciclo de funcionamento do veículo, para o motorista não há diferença no desempenho em qualquer combinação dos dois combustíveis. O desempenho se baseia no ciclo do motor operando com 100% diesel e o veículo pode ser revendido como um veículo diesel comum, preservando o valor de revenda.

O índice de substituição do diesel, ficou em torno de 40%, e a economia de combustível de 6% no custo por km rodado foi confirmada nos resultados preliminares e nos testes em campo.

Serviço

20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: De 04 a 06 de outubro
Local: Pavilhão Vermelho – Expo Center Norte – av.José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP