Lançados em 2017, marca alcança 50 mil veículos conectados no País
Os Serviços Conectados Scania, lançados em 2017, atingiu a marca histórica de 50 mil veículos conectados no Brasil.
“Vivemos um momento histórico da área de Serviços no Brasil. Os excelentes resultados estão diretamente atrelados ao amplo e personalizado pacote de soluções disponibilizado pela rede de concessionárias. Estamos em evolução contínua e transformando a forma de gestão da frota de nossos clientes”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
A marca histórica de pouco mais de 50 mil veículos conta com 48.300 caminhões e 2.500 ônibus. Na comparação com 2020 (40 mil modelos), alta de 30%. O índice de veículos novos conectados está em 95% do total produzido. No mundo, a Scania já possui mais de 500 mil unidades conectadas. “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. A expectativa é o Brasil assumir o primeiro lugar no ranking global da Scania já em 2022, pois nossa taxa de crescimento é muito superior a outros países”, diz Montanha.
Dos mais de 50 mil veículos ativos, 20 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) e o Avaliação do Motorista, ambos pagos. “Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas, que é uma poderosa ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução. Desta forma, se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. A novidade é que agora também usamos a conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas”, comemora o executivo.
Balanço de janeiro a outubro de 2021
No acumulado deste ano, o portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentou em 30% em comparação ao mesmo período de 2020 (de 17 mil para 22.100). O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 68% do portfólio (15 mil dentro dos 22.100). “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Montanha.
Os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível que se tornaram Premium Flexível Uptime, a partir de julho, cresceram 28% (de 3.600 para 4.600) e representaram 21% do portfólio total. Atualmente, 55% dos caminhões novos comercializados saíram com alguma modalidade de PMS inclusa. “Com estes resultados comprovamos que a venda de soluções está tendo seu valor reconhecido pelo cliente”, conta Montanha.
Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 15 novos pontos de atendimento para 2022. Em 2021, foram seis novos inaugurados. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.