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GreenCo lança gerenciador de fluxo capaz de promover ganhos na potência do motor
Equipamento tem tecnologia brasileira, material 100% reciclável e reduz ainda a emissão de gases poluentes
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A quarta maior frota de veículos movidos a GNV do mundo ganha, este mês, mais um motivo para continuar crescendo. Uma peça mecânica, criada pela empresa GreenCo, chega ao mercado brasileiro com a proposta de ampliar as funções de sustentabilidade do gás natural veicular, com a redução de até 30% de seu consumo e, consequentemente, da emissão de gases poluentes. O gerenciador de fluxo GF-30 chegará ao consumidor final com o preço de aproximadamente R$ 250 e o objetivo de solucionar o problema de perda de potência do motor.
Desenvolvido pelo engenheiro eletrônico Roberto Antunes, um dos sócios da GreenCo, o equipamento, com tecnologia 100% brasileira e material reciclável, tem um sistema de fluxo variável que devolve a potência ao carro movido a gás sem contrapartida em consumo e economia. O gás adicional que é liberado nos momentos de aceleração e subidas íngremes é compensado pela redução da passagem do gás em momentos estacionários e de baixa rotação do motor, gerando economias de até 30% no consumo.
Sem o GF-30, o fluxo de gás que corre para o motor é definido no momento da instalação do kit gás. Como esse fluxo é constante, independente da aceleração, a regulagem é definida visando a otimizar a equação de consumo e potência: esta é prejudicada em benefício da economia de consumo e vice-versa. Sabendo disso, o engenheiro se empenhou em desenvolver uma solução que permitisse gerenciar o fluxo de gás de forma variável, eliminando aquela configuração inicial fixa, permitindo que a própria aceleração e desaceleração do carro comandassem o fluxo do gás ao motor sem, contudo, interferir no sistema elétrico. Daí surgiu a solução simples e mecânica.
Os sócios da empresa esperam vender 10 mil peças até o fim de 2011. “Nosso mercado não se limita aos carros que já rodam com GNV. Há uma média de 40 mil conversões por ano no Brasil e, quando houver uma conscientização em massa dos benefícios do gás como combustível, não apenas na economia, mas também no aspecto sustentável, esse número crescerá vertiginosamente”, diz Felipe Almeida, sócio da GreenCo.
Os benefícios a que ele se refere são, por um lado, a economia no bolso do consumidor: um carro movido a gasolina que faz 10km/l, quando convertido para o gás passa a ser capaz de rodar 13km/m2. Considerando que seu custo é 50% inferior ao da gasolina, temos um custo por quilômetro rodado com uma vantagem de cerca de 65%. O GNV ainda faz economia na manutenção dos equipamentos. Isso porque ele é um combustível seco e não dilui o óleo lubrificante no motor. Sua queima não produz depósitos de carbono nas partes internas, o que aumenta a vida útil do motor e o intervalo de troca de óleo. O IPVA ainda é reduzido. A porcentagem varia de estado para estado e, no Rio de Janeiro, a economia chega a 75%. Não é à toa que a frota estadual de 38 mil táxis é quase toda movida a gás.
Mas os ganhos mais importantes são para o meio ambiente: a queima do gás natural é muito mais completa do que a da gasolina, álcool ou diesel, o que faz com que emita menos gases poluentes. Comparado a um carro que usa um desses combustíveis, um automóvel movido a GNV emite menos 76% de monóxido de carbono (CO); 84% menos de oxido de nitrogênio (NOx) e 88% menos de hidrocarbonetos pesados (CnHm), além de praticamente eliminar as emissões de benzeno e formaldeídos cancerígenos.