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Mitsubishi anuncia investimentos de R$ 1 bilhão em Catalão
A Mitsubishi anunciou nesta quarta-feira (27/4) que fará investimentos de cerca de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na ampliação da capacidade de produção da fábrica em Catalão (GO), nacionalização de produtos importados e lançamento de novos veículos. O anúncio foi feito em Goiânia, em solenidade no Palácio do Governo presidida pelo governador Marconi Perillo.
Atualmente focada nos modelos com tração nas quatro rodas, SUVs e Crossover, a Mitsubishi também pretende entrar no segmento de sedans. Além disso, planeja a construção de uma fábrica de motores até 2014. Os novos projetos devem criar mais de 1.000 novos empregos – atualmente, a fábrica tem 3.300 empregados – e poderão atrair de oito a 15 fornecedores para a região, segundo estimativas do presidente da empresa, Robert Rittscher.
Com os investimentos na fábrica de Catalão, a Mitsubishi prevê aumentar a capacidade de produção de 180 para 300 carros/dia, atingindo 100 mil/ano, mais que o dobro da capacidade atual.
Dentro do chamado Programa Anhanguera II, a Mitsubishi Motors começou a fabricar este mês em Catalão o Pajero Dakar e, no primeiro semestre de 2012, produzirá o ASX, lançado no Brasil no fim do ano passado.
Em 2010, as vendas da Mitsubishi Motors do Brasil cresceram 25%, com cerca de 46 mil veículos e participação de 1,3% no mercado. Com os investimentos anunciados, a marca pretende aumentar sua participação no mercado nacional para cerca de 2%, em quatro anos. Para 2011, a previsão de crescimento é de 10% a 15%.
A Mitsubishi produz no Brasil os modelos L200 Outdoor, L200 Triton, Pajero TR4 e Pajeto Dakar. Os modelos importados do Japão são Pajero Full, Outlander, ASX e Lancer Evolution X.
Sobre o Projeto Anhanguera
Em 2000, a Mitsubishi lançou o projeto Anhanguera, com investimentos de R$ 132 milhões na primeira fase, o que permitiu a verticalização de quatro processos de produção – soldagem, pré-tratamento e pintura de carroceria e peças plásticas – e o lançamento de novos produtos, o TR4 e a L 200 Sport. A área construída aumentou para 44 mil m2 e a capacidade instalada passou para 30 mil unidades/ano, em duas linhas de produção. Também foram ampliados a área de solda de carrocerias e o armazém de materiais.
Na segunda fase do projeto, de 2004 a 2006, a Mitsubishi investiu 109 milhões na expansão da fábrica, que passou a ter 65 mil m2, e no lançamento da Pajero Sport. O número de empregados passou de 727 para 1.500.
A fase 3 do projeto, de 2007 a 2009, contemplou investimentos de R$ 401 milhões em nova ampliação da fábrica e no lançamento de novidades no País, como o primeiro SUV Flex (Pajero TR4 Flex), o primeiro motor V6 Flex (Pajero Sport Flex) e a primeira cabine dupla Flex (L200 Flex). A área da fábrica passou para quase 100 mil m2 e o número de empregados.
A Mitsubishi já produziu mais de 160 mil veículos no Brasil.