Connect with us

Outros

Ford Ka atinge marca de 750.000 unidades no Brasil

Published

on

Texto e Foto: Imprensa Ford

O Ford Ka, líder entre os hatches compactos de três portas, atingiu o marco de 750.000 unidades fabricadas no Brasil. A produção de um modelo 1.0 Flex vermelho Bari simbolizou a comemoração no final da Linha de Montagem da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Automóvel com muita criatividade nas suas duas fases de mercado, o Ford Ka destaca-se pela inovação. No lançamento do primeiro modelo, ele introduziu no Brasil o conceito moderno de veículos subcompactos, com um design de impacto e funcionalidade para o transporte em centros urbanos. Na segunda etapa, com uma reformulação total, trouxe um automóvel ainda mais criativo no design e na oferta vantajosa de equipamentos no segmento de entrada.

A boa combinação desses itens impulsionou sua participação entre os dez veículos mais vendidos do País. Do total de unidades produzidas, mais de 500.000 foram comercializadas no mercado brasileiro e as demais exportadas para países do Mercosul, Venezuela e México.
Advertisement

História

Lançado em 1997, o Ford Ka foi o primeiro subcompacto moderno do Brasil e lançou a escola de design New Edge da Ford. Posteriormente, o modelo evoluiu do projeto original para atender exclusivamente clientes da região sul-americana. Em 2008, ele recebeu nova carroceria, inspirada no design Kinetic, de linhas fluídas e marcantes. Seu tamanho cresceu e teve capacidade aumentada para cinco passageiros. Passou a ser equipado com os motores RoCam Flex nas versões 1.0 e 1.6. E novos equipamentos reforçaram o seu custo-benefício.

Ele é o único carro do segmento que vem de série com travas elétricas e controle remoto para abertura das portas e do porta-malas, alarme volumétrico, botão localizador, travamento automático das portas a 15 km/h, conta-giros, desligamento automático dos faróis e para-sol do passageiro com espelho de cortesia.

“O Ford Ka é líder absoluto no segmento de hatches compactos de três portas, com 30,9% de participação na categoria em 2010. É um carro que oferece design, dirigibilidade, conveniência e conforto. Reconhecido pela agilidade e eficiência dos motores RoCam, tem bom nível de equipamentos de série com preço competitivo”, afirma Eduardo Basso, gerente de Marketing do Produto da Ford.

Linha atual

Outra vantagem do Ford Ka é ter versões que atendem consumidores de diferentes faixas de mercado. A linha atual é formada pelo modelos Flex 1.0, com 69/73 cv, e Flex 1.6, com 102/107 cv, com versões de acabamento Fly, Pulse, Tecno, ST e Trail. Conforme a versão, há equipamentos opcionais, tais como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, airbag duplo e rodas de liga leve de 14 polegadas.
Advertisement

A versão Tecno é a mais completa e vem equipada com sistema de som MyConnection – rádio CD-player e MP3 com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth.

As versões ST e Trail, que visam oferecer um visual esportivo, são formadas por kits de acessórios com preços vantajosos. O primeiro inclui aerofólio, apliques nos para-choques, saias laterais, ponteira do escapamento em inox, adesivos, tapetes em carpete, pedaleiras esportivas e soleiras em vinil, além da opção de bancos de couro. Já o Trail agrega visual aventureiro com exclusivo rack no teto, adesivos Trail e protetores de para-choque dianteiro e traseiro.

Símbolo de criatividade

O Ford Ka é um dos símbolos da criatividade da Ford no Brasil. O modelo foi um dos responsáveis pelo crescimento das vendas da marca que atingiu volume recorde no ano passado.

O modelo foi também o responsável pela modernização da fábrica de São Bernardo, no ABC paulista. Ela recebeu importantes investimentos e encontra-se totalmente renovada para a produção de carros.

Advertisement

“O Ka é fundamental no portfólio de produtos da Ford na América do Sul. A sua fórmula de mercado – um carro barato, bonito e bem equipado – conquistou o público”, completa Basso.