Veículos comerciais puxam melhora do Grupo MAN
O Grupo MAN teve um bom desempenho no terceiro trimestre de 2010, e continuou
crescendo, registrando um aumento na receita e uma significativa melhora nos lucros.
Os indicadores chaves de desempenho da MAN apontaram uma clara tendência de melhora.
O ambiente econômico melhorou ainda mais nos trimestres recentes, e isto está tendo um efeito positivo nos mercados de transporte e energia. O mercado de veículos comerciais na Europa está se recuperando mais rapidamente que o esperado, enquanto lucros na área de negócios de Engenharia de Energia permanecem altos.
Os pedidos da MAN no período terminado em 30 de Setembro de 2010 totalizaram
11.0 bilhões de euros, um aumento de ano para ano de 52%. Este crescimento foi puxado principalmente pe la área de negócios de Veículos Comerciais, em que as entradas de pedidos cresceram 71%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O mercado de veículos comerciais na Europa em particular, teve uma recuperação contínua nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2010, o que levou a um significativo aumento de entrada de pedidos na MAN Nutzfahrzeuge.
A MAN Latin America mais uma vez ultrapassou sua entrada recorde de pedidos do trimestre anterior. A entrada de pedidos na área de negócios de Engenharia de Energia no período de Janeiro a Setembro aumentou em 19% em relação aos primeiros três trimestres de 2009, indo para 3.0 bilhões de euros. A MAN Diesel & Turbo contribuiu com uma entrada de pedidos de 2.6 bilhões de euross, uma melhora de 11% sobre o ano anterior. A unidade de negócios estratégica da Turbo Machinery em particular continuou sua tendência positiva no 3º Trimestre.
Nos primeiros três trimestres, a receita do Grupo MAN aumentou em 20% de ano
para ano, para 10.5 bilhões de euros. Aumentou novamente sobre o trimestre anterior (+4%), devido principalmente a uma melhora na área de negócios de Veículos Comerciais. A receita na área de negócios de Engenharia de Energia também aumentou ligeiramente em comparação com o segundo trimestre, e foi pouco menor em 6% em relação aos primeiros nove meses do ano anterior, principalmente em razão do negócio de motores a diesel de grande diâmetro. A unidade de negócios estratégica de Usinas de Energia teve um forte desempenho, ultrapassando sua receita do ano anterior em 47%.
A melhora no lucro operacional continuou no terceiro trimestre. O lucro operacional
acumulado do Grupo nos primeiros três trimestres quase dobrou de ano para ano, indo para 728 milhões d e euros. Isto reflete principalmente altas vendas da unidade de veículos comerciais na Europa e América do Sul. A área de negócios de Veículos Comerciais contribuiu com 151 milhões de euros no 3º Trimestre. Vieram mais 129 milhões de euros da área de negócios de Engenharia de Energia, igual ao nível do trimestre anterior. O retorno sobre vendas do Grupo MAN após os nove primeiros meses foi 6,9%, comparado com 4,3% no mesmo período do ano anterior.
No negócio de veículos comerciais, a MAN beneficiou-se do potencial oferecido
pelos mercados globais. O mercado chinês de veículos pesados está se expandindo rapidamente. A MAN tem presença neste mercado de longa data, e está se beneficiando de sua parceria estratégica com a Sinotruk. O mercado brasileiro também continua se desenvolvendo de forma extremamente positiva. A MAN é a líder de mercado no Brasil para caminhões a partir de 5 toneladas.
Nosso estudo de Conceito S atraiu muita atenção dos visitantes e da mídia
no 63º Salão Internacional de Veículos Comerciais a Motor (IAA) em Hanover. A MAN usou o evento para mostrar a experiência tecnológica nas soluções avançadas de transporte do Grupo. Nossa presença no IAA focou a otimização aerodinâmica para caminhões de longa distância, bem como soluções híbridas para caminhões de distribuição e ônibus urbanos.
A área de negócios de Veículos Comerciais novamente repetirá seu desempenho
positivo no próximo trimestre. A entrada de pedidos na área de negócios de Engenharia de Energia permanecerá constante no 4º Trimestre, em comparação com o trimestre anterior; espera-se que a receita e lucro permaneçam estáveis. O inventário de pedidos na área de negócios de Engenharia de Energia permitirá gerar novamente um retorno acima de 10% sobre as vendas em 2010.
A nossa expectativa é de que o Grupo MAN continue seu desempenho positivo no
quarto trimestre e prevemos, para o ano inteiro de 2010, um significativo aumento na entrada de pedidos, crescimento de mais de 20% da receita, e um retorno sobre as vendas ao nível dos nove primeiros meses.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.