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E.Life divulga buzz no Twitter sobre as marcas Kia e Hyundai
Texto: Rosa Arrais Comunicação
A E.Life, empresa brasileira líder em inteligência de mercado e gestão do relacionamento em redes sociais, divulga estudo sobre o que os usuários do Twitter postaram sobre as marcas coreanas Hyundai e Kia, as duas montadoras que mais cresceram em 2010, segundo matéria publicada pela agência de notícias do setor automobilístico AutoInforme. De acordo com o levantamento da E.Life, a montadora Hyundai reuniu cerca de 4.700 tweets em português, quase o dobro de citações em comparação à Kia, que somou aproximadamente 2.500 tweets em português. O estudo foi realizado entre o dia 1º de janeiro e 08 de julho de 2010.
Os termos mais citados relacionados à marca Hyundai foram copa, tcha, torcer, anuncio, propaganda, comercial, ix35, elantra, i30 e tucson, respectivamente. O principal gerador de buzz foi a campanha Tchá Tchá, que propôs um novo jeito de torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. A peça foi bastante criticada e associada ao hashtag #fail (falha) em 26% das associações. Um dos maiores influenciadores da crítica à campanha da Hyundai foi o apresentador do programa CQC, da TV Bandeirantes, Rafinha Bastos, que possui 879 mil seguidores. Ele é o autor do comentário mais retuitado durante o período no microblogging – “Em algum lugar do mundo vc viu alguém curtindo a Copa no “jeito novo de torcer” q a Hyundai inventou? Not.” O modelo da montadora mais citado foi o novo crossover ix35. O modelo Tucson também aparece na lista com comentários referentes a sua fabricação no Brasil e ao comercial do lançamento do modelo brasileiro. O novo Elantra foi muito elogiado, assim como o i30, que também teve relatos de posse. O mês de julho foi o período que registrou o maior número de tweets sobre a marca Hyundai por conta da Copa do Mundo.
Ainda segundo o estudo, os termos mais associados à marca Kia foram soul, fiat, brasil, copa, cerato, sorento, design, hyundai, novela e comprar, respectivamente. O modelo Kia Soul foi o mais citado. O carro foi comparado ao novo Fiat Uno pelo design similar. O fato de a montadora ser um dos patrocinadores da Copa do Mundo, também foi replicado no Twitter. O modelo Cerato e Sorento foram citados como desejos de compra dos usuários e muito elogiados. O Cerato recebeu comparações a modelos da concorrência como o Fit e o Hyundai i30. Também foi comparado ao modelo da mesma marca, Kia Soul. Enquanto a música do comercial do Sorento foi muito criticada e o cantor chamado de desafinado. A palavra novela também faz parte da lista dos termos relacionados à marca Kia, devido as ações de merchandising destacadas nas novelas da Rede Globo de Televisão, principalmente em Viver à Vida. O mês de maio registrou o maior número de tweets sobre a marca Kia.
Ambas as marcas tiveram ascensão no número de tweets nos meses de abril e maio. Enquanto a Hyundai cresceu devido ao aumento do boca a boca online sobre a campanha da Copa, a Kia ganhou mais tweets por seus modelos Sorento, Soul e Cerato. Em abril, a Kia também teve maior destaque devido à novela, o que não ocorreu no mês de julho, mesmo com a continuação das ações de merchandising. Outra conclusão importante é que, mesmo a marca Kia sendo uma das patrocinadoras da Copa do Mundo, as citações sobre o patrocínio foram bem mais baixas se comparadas as da Hyundai.
O levantamento foi realizado por meio do TweetMeter, software desenvolvido pela própria E.Life para monitorar em tempo real a comunicação boca a boca online. A E.Life contabilizou nos resultados menções às marcas Hyundai e Kia.
