Iveco

SW4 gasolina é eleito o Utilitário do Ano pela revista Auto Esporte

Texto e Foto: Imprensa Toyota

Vinte e sete jornalistas automotivos de todo o Brasil, que representam revistas, jornais e sites especializados em carros elegeram o Toyota SW4 SR quatro cilindros a gasolina “O Utilitário do Ano 2010”, na 43ª edição da premiação “Carro do Ano”, da revista Auto Esporte. O modelo da Toyota concorreu entre os utilitários esportivos com preço de até R$ 120.000,00. Os outros candidatos na categoria eram Mitsubishi TR4, Chery Tiggo, Suzuki SX4 e Troller T4.

Além do prêmio para o SW4, a Toyota também foi contemplada com o Corolla como um dos destaques do “Carro Verde 2010”, categoria criada nesta edição da premiação da publicação. A marca ainda foi indicada como finalistas nas seguintes votações: “Motor até 2.0”, com o propulsor 1.8 VVT-i 16V do Corolla, “Publicidade do Ano”, com o filme Corolla On Ice, e “Picape do Ano”, com a Hilux a gasolina.

SW4 a gasolina

Lançado em março deste ano e comercializado por R$ 110.400,00 na versão com transmissão manual de cinco velocidades, e por R$ 115.000,00, na versão com transmissão automática de quatro velocidades, o SW4 gasolina é um utilitário esportivo que reúne o conforto de um veículo de passeio com a robustez característica dos veículos Toyota. O modelo, que apresenta configuração de carroceria montada sobre chassi, é dotado de tração traseira com deslizamento limitado e suspensão traseira independente.

Por dentro, o SW4 oferece uma das listas de equipamentos mais completas do segmento. O modelo é equipado com vidros, travas e retrovisores elétricos, terceira fileira de bancos e capacidade para sete passageiros, ar-condicionado com saída e controle individual para a segunda e terceira fileiras de bancos, direção hidráulica progressiva e CD Player com MP3, entre outros itens. Na recém-lançada linha 2010, o SW4 a gasolina agregou sistema de freios ABS nas quatro rodas e rodas em liga leve de 17 polegadas.

Dotado do sistema VVT-i (comando de abertura de válvulas variável e inteligente), o motor da SW4 SR gasolina tem capacidade volumétrica de 2.7 litros, com 16 válvulas, e gera 158 cv de potência a 5.200 giros. O destaque desse propulsor é o elevado torque de 24,5 kgf.m a apenas 3.800 rpm, que garante ótimas respostas em arrancadas, ultrapassagens e retomadas. O sistema VVT-i também otimiza o consumo de combustível e proporciona à SW4 a maior autonomia entre os utilitários esportivos equipadas com motores a gasolina.

Desenvolvido pela Toyota exclusivamente para equipar a linha de comerciais leves, o motor quatro cilindros da SW4 SR traz duas árvores de balanceamento que giram em sentido contrário e anulam as forças de vibração, resultando em um funcionamento suave e silencioso. O propulsor agrega coletor de admissão de plástico, que melhora o fluxo dos gases, reduzindo o calor e proporcionando maior eficiência volumétrica.

No que diz respeito à durabilidade, o propulsor 2.7 VVT-i é construído com pistões refrigerados com jatos de óleo, o que reduz a temperatura de funcionamento. As bielas são forjadas e leves, tornando-se resistentes mesmo em condições severas de uso, e o bloco possui galerias de água entre os cilindros, mantendo a máxima refrigeração do motor.