Notícias
Ford anuncia novo investimento na fábrica de Pacheco

A Ford oficializou a ampliação dos investimentos em sua planta de Pacheco, na Argentina, como parte da estratégia para aumentar a produção da picape Ranger na América do Sul. O novo aporte, de US$ 40 milhões, eleva o total destinado à fábrica para US$ 700 milhões, marcando um novo capítulo na operação regional da marca.
Nova fase da planta de Pacheco projeta 80 mil unidades da picape por ano
Segundo Martín Galdeano, presidente da Ford Argentina e América do Sul, a resposta do mercado tem sido determinante para os novos investimentos. “A resposta dos clientes superou nossas expectativas mais otimistas e nos impulsiona a dar um passo a mais para abastecer a demanda local e regional”, afirma o executivo. O plano contempla não apenas o crescimento produtivo, mas também o lançamento de versões específicas, como a cabine simples e a chassi, voltadas a clientes comerciais.
A ação foi anunciada em julho de 2025, dentro da planta de Pacheco, que passou por um processo completo de modernização entre 2021 e 2023. Novas ferramentas e robôs inteligentes foram incorporados às áreas de estamparia e carroceria, viabilizando o aumento na velocidade de montagem. Com isso, a fábrica projeta ultrapassar 80 mil unidades fabricadas por ano, o que representa crescimento de 30% em relação a 2024 e 45% acima do ano de lançamento da nova Ranger.
A metade do volume produzido é destinada ao Brasil, principal mercado da picape na América do Sul. Os demais veículos são distribuídos entre Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai. “Com este novo investimento não só elevamos a capacidade produtiva da Ranger a um recorde histórico, como também ampliamos a sua oferta com a versão cabine simples, muito esperada”, reforça Galdeano.
Na Fenatran do ano anterior, a Ford já havia anunciado as novas configurações da Ranger para aplicação comercial. O lançamento das versões cabine simples e chassi atende às demandas de empresas por soluções com maior capacidade de carga, tecnologia embarcada e flexibilidade para adaptações.
Ford anuncia novo investimento na fábrica de Pacheco
Além dos avanços industriais, o investimento também viabilizou a criação de 150 novos postos de trabalho diretos, que se somam aos 160 colaboradores já contratados no início de 2025. A Ford continua apostando em produtos regionais com foco na expansão das vendas em mercados estratégicos.