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Tecnologia que evita 118 toneladas de CO₂ por ano chega ao transporte coletivo

A expansão da mobilidade elétrica no transporte coletivo brasileiro ganha novo capítulo com a decisão da BYD de equipar seus ônibus com a bateria Blade. A tecnologia, já presente nos veículos de passeio da marca, será incorporada aos modelos comerciais, marcando uma mudança na estrutura energética dos chassis produzidos pela empresa em Campinas (SP).
Bateria Blade será produzida em Manaus a partir de 2026 e já equipa modelos comerciais da BYD
“Esse momento tem um significado muito especial para nós. A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos. Agora, ver essa tecnologia revolucionária chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos”, afirma Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.
A bateria Blade foi lançada mundialmente em 2020 e utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, o que permite maior aproveitamento do espaço interno e reforça a rigidez estrutural dos veículos. Em testes realizados pela própria BYD, a Blade demonstrou estabilidade térmica mesmo sob condições extremas, como perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, sem apresentar risco de incêndio ou explosão.
Nos modelos BC12 e BC22, as baterias terão capacidade entre 425 kWh e 642 kWh, com recarga completa entre uma hora e meia e duas horas, por meio de carregamento rápido. A autonomia dos veículos varia entre 270 km e 350 km em tráfego urbano, conforme a capacidade instalada. A produção dos chassis com essa tecnologia será mantida na unidade de Campinas, em operação desde 2015.
A partir de 2026, a fábrica da BYD em Manaus iniciará a produção nacional dos packs da bateria Blade. A medida reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções locais para o transporte coletivo. Cada chassi elétrico evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores.
Tecnologia que evita 118 toneladas de CO₂ por ano chega ao transporte coletivo
Além da incorporação da Blade, a BYD entregou recentemente 60 novos ônibus elétricos à cidade de São Paulo, ampliando para 183 o número de veículos da marca em operação na capital. A previsão é que, até o final de 2025, mais de 500 ônibus elétricos da empresa estejam circulando em diferentes regiões do país.
Com vida útil estimada em até 15 anos, os novos modelos superam a média de 10 anos dos veículos a diesel, contribuindo para a renovação da frota urbana com menor impacto ambiental e maior eficiência energética.