O Scania Top Team 2025/2026 terá novamente uma equipe brasileira na disputa mundial e marca mais um capítulo da atuação da rede nacional de serviços da marca em competições internacionais de capacitação técnica. A equipe BTech, da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí (RS), conquistou a vaga após a final regional das Américas, realizada em 8 de novembro, na Argentina, e se prepara para representar o Brasil entre 6 e 9 de maio de 2026, na Suécia.
Time da Casa Scania Brasdiesel garante classificação após etapa regional com oito países

No início do ciclo decisivo, a Scania destacou que a presença brasileira demonstra a continuidade do trabalho de formação das equipes de serviços. “Estamos muito felizes que mais uma vez teremos uma equipe brasileira entre as melhores do mundo. Comprova o nosso acerto na formação das equipes de serviços”, afirma Maria Luiza Delavy, diretora de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil e da Scania Academy. Segundo ela, o Top Team contribui para atrair profissionais em um cenário com cerca de 500 vagas abertas em diversas funções na rede de concessionárias.
A competição é uma ferramenta global de capacitação organizada pela Scania, direcionada exclusivamente aos colaboradores das áreas de serviços. O formato combina etapas teóricas e práticas com caminhões, ônibus elétricos e motores, simulando situações do cotidiano das oficinas. Na etapa regional, cada equipe teve 20 minutos para resolver desafios em quatro estações práticas e uma teórica, totalizando pontuação máxima de 250 pontos. Brasil e Argentina obtiveram as maiores notas e avançaram para a final mundial.
A BTech chega à fase global após superar times de Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Na final nacional realizada em junho, a equipe superou as outras nove melhores classificadas entre 154 grupos inscritos. Formam o time Marcelo Bueno (líder), Jardel Bealozourw Franco, John Maicon Fritz Noronha, Carlos Alberto Ceratti e Kennedy Dessuy Mai, com Valdair Junior no papel de coach.
O resultado mantém o histórico da Brasdiesel no torneio. Das seis edições realizadas no Brasil, a equipe venceu quatro. A trajetória inclui três finais mundiais e duas medalhas de terceiro lugar, os melhores desempenhos do país em toda a história do Top Team.
BTech representa o Brasil na final mundial do Scania Top Team 2025/2026

Para a área de serviços, o torneio reforça a importância da atualização técnica. “O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação do seu corpo técnico. Temos cerca de 5 mil técnicos que precisam estar sempre atualizados”, aponta Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. Ele destaca que a resolução segura dos problemas e o diagnóstico preciso são fatores decisivos nas oficinas.
A equipe também projeta a preparação para a Suécia. Marcelo Bueno, tetracampeão nacional e único participante brasileiro a disputar quatro finais globais, avalia que a união interna produz resultados consistentes. “A BTech tem a humildade como base. É um fator que une nossas habilidades e conhecimentos técnicos para realizar um bom trabalho coletivo nas estações como se estivéssemos na oficina da Brasdiesel”, afirma.
Com a confirmação do Brasil entre os finalistas, a Scania reforça o uso do Top Team como plataforma de desenvolvimento profissional e de fortalecimento do setor de serviços. A disputa mundial reunirá 12 equipes em 2026, completando cinco fases que envolvem inscrição, provas teóricas, final nacional, regional e, por fim, a etapa global.






