Connect with us

Alpha Esportes: Campeonato Brasileiro de Marcas inicia sua oitava temporada em Curitiba

Published

on



Mudanças na aerodinâmica dos carros e nos pneus deixaram os bólidos cerca de dois segundos mais velozes por volta 

O Campeonato Brasileiro de Marcas inicia a oitava temporada de sua história sob a gestão da Vicar Promoções Desportivas, empresa que também organiza a Stock Car e a Stock Light. O torneio multimarcas, que terá oito rodadas duplas, começa em Curitiba no dia 8 de abril e já vai formando um grid que promete trazer altíssima competitividade ao público presente nos autódromos ou para quem acompanhar as provas ao vivo nas transmissões do Bandsports.

A categoria traz um formato mais convidativo a pilotos de diversos níveis de experiência no automobilismo, com um carro mais rápido e mais estável na pilotagem, isso graças às mudanças aerodinâmicas colocadas nos modelos Chevrolet Cruze, Toyota Corolla, Ford Focus e Renault Fluence, e também à nova gama de pneus fornecida pela Pirelli: a fabricante italiana irá calçar os bólidos do Brasileiro de Marcas com a mesma borracha usada na Stock Light.

Em testes realizados nos circuitos de Tarumã, no Rio Grande do Sul, e Londrina, no Paraná, os carros se mostraram entre dois e 2,2 segundos mais rápidos por volta. “Apesar de serem compostos mais macios, a queda de rendimento com o desgaste não foi acentuada, ao ponto de um mesmo jogo rodar por 270 quilômetros em Londrina, uma pista altamente exigente com os pneus, sem grandes diferenças de rendimento – isso tudo com uma pilotagem mais amigável para o piloto”, destaca José Avallone, consultor técnico da categoria. Os carros do Brasileiro de Marcas pesam 1.100 quilos e têm 300 cavalos de potência, um pacote técnico extremamente atrativo.

Atual campeão, o catarinense Vicente Orige, que disputou a Corrida de Duplas da Stock Car ao lado do campeão de 2015, Vitor Meira, continua na categoria para defender o título. “O Brasileiro de Marcas sempre proporcionou corridas com disputas apertadas e muita competitividade. Com o novo pacote técnico nos carros, então o equilíbrio deve aumentar ainda mais”, adicionou Avallone.

No formato de disputa, a alteração mais relevante se dá no lastro, que é o peso adicional até então usado pelos oito primeiros colocados no campeonato. Agora serão somente os quatro melhores da tabela. “Este será outro componente de equilíbrio, proporcionando a mais pilotos entrarem na briga direta pelo título”, pontua o consultor técnico.

Com transmissão ao vivo do canal Bandsports e dentro dos eventos da Vicar, que trazem também a Stock Car e a Stock Light, o Brasileiro de Marcas também premiará seus campeões. Serão destinados ao piloto campeão mais de R$ 100 mil em prêmios, enquanto o campeão do Marcas Trophy, para pilotos com menor experiência no automobilismo, terá um bônus de R$ 70 mil para buscar, na temporada seguinte, o título geral da categoria.