A Pirelli anunciou a extensão de sua presença na Fórmula 1 até 2028, permanecendo como fornecedora exclusiva de pneus para o Campeonato Mundial da FIA e demais categorias associadas. A decisão foi tomada após a FIA exercer a opção de prorrogar o contrato vigente, firmado em 2023, que previa a exclusividade da marca italiana entre 2025 e 2027.
Extensão de contrato inclui ciclo de inovação e desenvolvimento

“A Pirelli tem sido uma parceira importante do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA há muitos anos, proporcionando um padrão consistentemente elevado de performance, inovação e segurança no mais alto nível do nosso esporte. Esta prorrogação até o final de 2028 proporciona estabilidade ao campeonato e reflete a forte colaboração entre a FIA, o Formula One Group e a Pirelli”, afirmou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
A extensão do contrato garante que a Pirelli continue fornecendo pneus não apenas para a Fórmula 1, mas também para a Fórmula 2, Fórmula 3 e F1 Academy. A empresa, que é parceira exclusiva da categoria desde 2011, esteve presente desde a corrida inaugural em 1950 e acumula mais de 75 anos de contribuição ao desenvolvimento tecnológico do automobilismo.
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, destacou que a parceria com a Pirelli tem sido marcada por excelência técnica e foco em inovação. “Temos vivido uma história e uma parceria incríveis com a Pirelli, contando com sua excelência técnica e foco na performance, na inovação e na sustentabilidade há muitos anos, então estou muito satisfeito que a FIA e nós continuemos essa relação por mais um ano”, disse.
Ao longo desse período, a Pirelli acompanhou as principais mudanças regulatórias e técnicas da categoria, incluindo a recente transição para novos padrões de eficiência e sustentabilidade. A continuidade da parceria reforça o papel da empresa como protagonista na evolução dos pneus de competição e na transferência de tecnologia para veículos de rua.
Pirelli confirma fornecimento de pneus na Fórmula 1 até 2028

Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo da Pirelli, ressaltou que a empresa ultrapassou recentemente a marca de 500 GPs e que a Fórmula 1 representa um laboratório essencial para inovação. “Estamos satisfeitos por prolongar nossa presença na Fórmula 1 por mais um ano, até 2028, graças ao acordo firmado com a FIA e com a Fórmula 1. A Pirelli não é apenas um fornecedor, mas sim um parceiro estratégico que tem sido capaz de apoiar o crescimento constante do campeonato”, concluiu.






