Connect with us

Abrive reúne 1.600 profissionais da reparação na Automec e confirma o reinício da certificação ASEBRASIL

Published

on

Imprensa ABRIVE

A Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos (ABRIVE) promove durante a Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), nos dias 17 e 18 de abril, o 1º Reparar Brasil, evento que deverá reunir cerca de 1.600 empresários e profissionais da área de reparação de veículos no Auditório Elis Regina, localizado no Palácio das convenções do Parque Anhembi, em São Paulo (SP).

O encontro, realizado anualmente pela ABRIVE, contará com a presença de montadoras, fornecedores de autopeças e equipamentos automotivos, representantes dos SINDIREPAS (Sindicatos das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios) de todo o País e diversas entidades do setor. “O objetivo do 1º Reparar Brasil é trazer informações importantes para os profissionais mecânicos, abordando, por exemplo, novas tecnologias e produtos já disponíveis em nosso mercado”, explica Vornes Simões, presidente da ABRIVE. “É um evento tradicional, esperado pelo mercado”, acrescenta.

Um dos temas a serem tratados durante o 1º Reparar Brasil será a confirmação do relançamento da certificação para os profissionais da área automotiva. O Instituto Nacional para Excelência de Serviço Automotivo – ASEBRASIL, entidade criada pela ABRIVE e que também tem como presidente Vornes Simões, voltará a realizar provas de certificação em junho e novembro deste ano em datas a serem confirmadas em breve. “Até o final de 2010, nossa expectativa é que pelo menos 30.000 pessoas inscrevam-se para participar dos testes em busca da sua certificação”, prevê Simões.

O Instituto ASEBRASIL foi criada em 1996, sem fins lucrativos, como o único programa de certificação da competência dos profissionais automotivos em nosso País. Nesta primeira fase, o Instituto ASEBRASIL era vinculado à ASE dos Estados Unidos, criadora da marca. Até 2006, 73.881 técnicos passaram por 21 provas do Instituto. Hoje, existem 38.000 profissionais certificados pela entidade no País e outras 12.000 pessoas cujo certificado venceu em 2007 ou 2008, período no qual não foram realizadas provas.

Advertisement

“A nova certificação trará inúmeras vantagens para os profissionais avaliados e também para o consumidor final. As questões aplicadas nos testes, por exemplo, levarão mais em consideração a realidade tecnológica do mercado automobilístico brasileiro”, explica o presidente do Instituto ASEBRASIL. Além disso, as oficinas e estabelecimentos comerciais que possuem em seus quadros profissionais certificados pelo Instituto ASEBRASIL terão menos custos com garantia, decorrentes da aplicação incorreta de seus produtos.

Para os profissionais da reparação, uma das vantagens que a nova certificação ASEBRASIL trará é uma possibilidade concreta de maior remuneração. Para tanto, foi firmado um compromisso com diversos SINDIREPAs dos estados e do Distrito Federal para ser criada uma cláusula especial nas próximas convenções coletivas de trabalho, que prevê um percentual de reajuste superior para o salário do pessoal certificado.

A primeira iniciativa do Instituto, neste momento, foi prorrogar por um ano, contado a partir de janeiro de 2009, a validade de todos os certificados vencidos desde 1º de janeiro de 2007, para dar tempo a todos os profissionais participarem de novas provas. “Mas os interessados deverão solicitar junto ao Instituto ASEBRASIL esta prorrogação para que seja emitido outro certificado com nova data de validade”, diz Simões, lembrando que os contatos poderão ser feitos por meio do site do Instituto, no endereço www.asebrasil.org.br.

Os profissionais que possuem um bom desempenho no teste e recebem a certificação do Instituto ASEBRASIL passam a exibir no uniforme o logotipo azul e branco do Instituto. As oficinas podem usá-lo em sua fachada, impressos e orçamentos. Os consumidores também se beneficiam muito do programa de certificação, pois ele atesta a competência individual do profissional, servindo como parâmetro importante na hora de escolher uma oficina para deixar seu automóvel.

Nesta nova fase, dependendo da demanda dos profissionais do setor, o Instituto ASEBRASIL poderá promover testes em 10 áreas específicas: reparo de motor, suspensão e direção, freios, sistema eletroeletrônico, funilaria, pintura, ar condicionado, reparo de motor a diesel, freios pesados e especialista em autopeças. “Com a evolução do segmento automotivo, no entanto, poderemos ter, em breve, outras especialidades”, afirma Simões.

Advertisement

O Instituto ASEBRASIL tem como alicerce um Conselho de Administração formado por universidades, representantes dos SINDIREPAS de todo o Brasil, dezenas de empresas do setor automobilístico e pelo próprio SENAI, tradicional parceiro da entidade. Os questionários serão elaborados por uma equipe técnica capacitada, formada por professores do SENAI e das universidades e consultores de fábricas e concessionárias.

A partir de maio, os profissionais interessados poderão inscrever-se para as próximas provas pelo site www.asebrasil.org.br, nos SINDIREPAS de diversos estados e do DF e na sede do Instituto ASEBRASIL, em São Paulo (SP). A taxa de inscrição é de R$ 90,00 por teste. A mesma pessoa poderá participar de testes de diferentes temas. Os aprovados receberão um certificado com validade de cinco anos. A meta do Instituto ASEBRASIL é realizar as provas em todos os estados brasileiros, geralmente em escolas do SENAI.

Sobre a ABRIVE

Fundada em 1989, a Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos é uma entidade sem fins lucrativos composta por 20 SINDIREPAS localizados nos estados e no Distrito Federal. Com sede em São Paulo, a ABRIVE representa, por meio dos SINDIREPAS, cerca de 110 mil empresas reparadoras de veículos que empregam mais de 1 milhão de trabalhadores na área automotiva.

Advertisement