Connect with us

Maiores montadoras passarão a distribuir a Cartilha do Etanol nos carros flex

Published

on

Imprensa UNICA

As quatro maiores montadoras com fábricas instaladas no Brasil – Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen – acabam de formalizar uma parceria com a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) para a distribuição de Cartilhas do Etanol nos carros flex comercializados a partir de maio de 2009. As quatro montadoras, que juntas representam cerca de 80% do mercado automobilístico brasileiro, vão distribuir cerca de dois milhões de cartilhas até abril do próximo ano.

“O etanol representa um futuro energético mais seguro para o mundo e o Brasil detém essa tecnologia e a aplica com sucesso, contribuindo de forma significativa para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. A qualidade do produto brasileiro vem sendo atestada por estudos independentes de várias entidades do mundo e figura como a melhor opção comercial aos combustíveis não-renováveis”, enfatiza Marcos Jank, presidente da UNICA.

A cartilha foi produzida pela UNICA em 2008 como parte de um esforço de conscientização ampla sobre os ganhos proporcionados pela produção e uso do etanol, ou álcool combustível, como alternativa aos combustíveis fósseis. As vantagens não se restringem apenas à economia em relação ao preço da gasolina, mas incluem: redução de 90% nas emissões de gases causadores do efeito estufa, particularmente do dióxido de carbono (CO2), em comparação com o uso da gasolina; combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas; geração de mais de 850 mil empregos; desenvolvimento tecnológico avançado; e geração de divisas através de exportações crescentes. Trata-se enfim do mais bem-sucedido modelo de substituição de combustíveis fósseis do mundo, que pode ser replicado e beneficiar mais de uma centena de países em desenvolvimento, localizados em regiões tropicais e que cultivam – como o Brasil – a cana-de-açúcar.

Desde a sua criação, cerca de um milhão de exemplares da cartilha já foram distribuídos. Agora, a Cartilha do Etanol estará nos porta-luvas de todos os veículos flex destas quatro montadoras, junto com o Manual do Proprietário e outros materiais informativos que acompanham automóveis novos. “A General Motors apóia integralmente esta iniciativa da UNICA, o que só reforça a nossa decisão estratégica de termos investido maciçamente nos veículos com motores equipados com o sistema flex fuel. No nosso caso, temos acumulada uma ampla experiência nesta tecnologia, desde os primórdios do desenvolvimento do veículo a álcool no Brasil, na década de 70”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Advertisement

Ao ampliar o conhecimento sobre os impactos econômicos e ambientais do uso do etanol em automóveis, as montadoras contribuem para a melhoria do Meio Ambiente, ajudam os consumidores a fazerem escolhas conscientes e indiretamente estimulam a adesão cada vez maior a este biocombustível. “A tecnologia flex representa um grande avanço da indústria automobilística brasileira e mais um diferencial a favor do consumidor, que passou a ter a opção de escolher o combustível mais econômico. Por ser um combustível de fonte renovável, o etanol também contribui para o meio-ambiente, com a redução das emissões na atmosfera”, afirma Marcus Vinicius Aguiar, gerente de Relações Institucionais da Fiat Automóveis. “O Brasil mostrou que o etanol está definitivamente inserido em sua matriz energética. A conscientização do consumidor sobre seus benefícios fortalece a disseminação do etanol no Brasil e no Exterior”, complementa Célio Galvão, gerente de Imprensa Especializada da Ford Brasil.

O diretor de relações institucionais da Volkswagen, Antonio Megale, frisa que a empresa sempre acreditou no uso do etanol como combustível, sendo a única empresa no Brasil que nunca deixou de produzir veículos a álcool, desde a época do Pro-álcool. “Fomos também os primeiros a comercializar veículos Flex, mostrando assim o compromisso com um combustível de fonte renovável, que polui menos, gera empregos no campo e é o resultado do desenvolvimento tecnológico da indústria nacional. Cada vez mais reconhecido como alternativa viável ao uso de combustível fóssil, o etanol oferece vantagens para o usuário e para o meio ambiente. Neste sentido, a cartilha tem um papel fundamental de esclarecimento dos benefícios do uso deste combustível, assim como apresenta o balanço energético favorável do ciclo de produção do álcool,” completa.