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BONITO, OUSADO, MUSCULOSO, COM MUITA POTÊNCIA E GIGABYTES

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Imprensa Ford

O Novo Ford Fusion 2010 é a evolução do automóvel de luxo. Elevado a novo patamar, é um carro que combina esportividade, sofisticação, potência, dirigibilidade, espaço, conforto, requinte e avançada tecnologia pelo melhor preço da categoria.

Seu design é bonito, ousado e musculoso. Ele é impulsionado pelos modernos motores Duratec 3.0 V6, de 243 cavalos, e 2.5 16V, de 173 cavalos. A tecnologia avançada está presente também nas transmissões automáticas de seis velocidades – de modo sequencial, na motorização V6, junto com tração integral AWD –, na direção elétrica, no controle integrado de estabilidade e tração, nos freios ABS com EBD e no computador de bordo de última geração. Na versão V6, uma novíssima central multimídia Sync®, com 10 gigabytes de memória, é controlada por uma tela “touch screen” de 8 polegadas e por comando de voz.

A cabine luxuosa tem o conforto aprimorado pela excelente acústica e pelo visual “high-tech”, além de equipamentos como bancos com ajustes elétricos e ar-condicionado com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro.

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“O Novo Ford Fusion foi concebido para ter o melhor custo-benefício do segmento, receita responsável pelo seu sucesso desde o lançamento. Agora, traz também alta tecnologia a preço acessível”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Imponência com elegância

O Novo Ford Fusion é um carro imponente, de linhas elegantes e modernas. “Ele destaca-se pela ousadia e esportividade”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.
Na frente, predomina a ampla grade de três barras, característica do modelo, com desenho moderno e robusto. Projetores elípticos e lentes escurecidas dão uma aparência envolvente e de alta tecnologia aos faróis. Os faróis de neblina, posicionados ao lado da grade inferior trapezoidal, reforçam o visual musculoso.

A traseira ganhou novas lanternas, de efeito tipo colméia. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e, junto com o pára-choque, reforça a elegância e esportividade. Na motorização V6, a dupla saída de escape acrescenta uma dose de agressividade.

Na lateral, destacam-se as grandes rodas de liga leve de 17 polegadas, que denotam robustez, com desenho esportivo e em linha com as mais modernas tendências de design.
A carroceria vem em sete opções de cores perolizadas: Preto Bristol, Prata Munique, Cinza Berlim, Vermelho Ibiza, Branco Sibéria, Verde Lion e Azul Florence.
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Conforto Premium

O interior cria um ambiente “high-tech” que inspira conforto e sofisticação. O quadro de instrumentos com iluminação permanente, na nova cor “Ice Blue”, tem superfície tridimensional que produz o efeito de uma jóia e proporciona excelente visibilidade a qualquer hora do dia. O sistema de personalização “Ambient Lighting” permite escolher entre sete cores diferentes para iluminar pontos internos da cabine.

Os bancos anatômicos e envolventes são revestidos em couro de alta qualidade, com pespontos de costura clara, de aparência sofisticada. Os bancos da frente possuem ajuste elétrico em várias direções.

De extremo bom gosto, o painel segue uma arquitetura moderna tanto nos instrumentos como no computador de bordo e no console central, onde se destaca a central multimídia com tela “touch screen”, ou o sistema de som Premium da Sony, conforme a versão.

O painel do ar-condicionado, com controles independentes de temperatura para o motorista e o passageiro, acrescenta também um efeito especial de estilo.
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Potência com eficiência

A consagrada família de motores Duratec representa o estado da arte em propulsores. Modernos, compactos, eficientes, dois importantes produtos dessa família equipam o Novo Ford Fusion: o V6 3.0 e o 2.5 16V, de quatro cilindros. Ambos são produzidos com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e têm uma inovação importante: o duplo comando de válvulas variável (i-VCT), que otimiza a eficiência e o torque.

O Duratec 3.0 V6, de 243 cavalos, traz quatro válvulas por cilindro (DOHC), pistões posicionados em ângulo de 60 graus e coletor de admissão com dutos variáveis. O formato do cabeçote e do coletor de admissão otimiza o fluxo de ar e a potência. O torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm) leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Mas sua tecnologia aprimora também a economia de combustível. O Novo Ford Fusion faz cerca de 7,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada (norma NBR-7024), um nível muito bom para o seu tamanho e potência.

O desempenho do conjunto motor-transmissão do V6 é acentuado pelo exclusivo sistema AWD de tração integral nas quatro rodas, que permite a melhor distribuição de torque e tração, com aderência uniforme em qualquer condição de piso.

A transmissão automática de seis marchas conta com modo sequencial no V6. Ela permite a troca de marchas de forma automática ou manual, com um simples toque na alavanca. De funcionamento suave, produz acelerações contínuas e fortes em todas as velocidades e ainda oferece a opção “Grade Assist” para reforçar o freio-motor nas descidas íngremes.

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O Duratec 2.5 16V, de quatro cilindros, desenvolve a potência de 173 cv (a 6.000 rpm) e torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm), levando o veículo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Faz cerca de 9,2 km/l em trecho urbano e 14,4 km/l na estrada (norma NBR-7024). Seu acelerador eletrônico contribui para a disponibilidade de força em uma ampla curva de torque, junto com a nova transmissão automática de seis velocidades.

Dinâmica em evolução

A direção elétrica é outra novidade responsável pelo comportamento dinâmico do Novo Ford Fusion. Automaticamente, ela equilibra o esforço do volante de acordo com a velocidade, com uma curva de assistência que favorece a conectividade do motorista com o veículo. Além disso, exige menos energia do motor para funcionar e tem diâmetro de giro menor, de 11,4 metros – compatível com carros médios –, que facilita as manobras em espaços limitados.

A suspensão dianteira independente atinge também o estado da arte. Seu formato é de “duplo-triângulo” (SLA), encontrado em veículos de alta potência. A suspensão traseira também é independente, tipo Multilink. O conjunto, com molas e amortecedores dimensionados para essa classe de veículo, possibilita o melhor compromisso de conforto e estabilidade.

“O trabalho de engenharia buscou isolar a carroceria e oferecer total segurança ao consumidor”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford América do Sul.
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Geração tecnológica

O Novo Ford Fusion é um exemplo de carro moderno que reúne o melhor da tecnologia. Isso é evidenciado pelo sistema Sync® de mídia e entretenimento, exclusivo da Ford, desenvolvido em parceria com a Microsoft.

Inclui DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth, além de “jukebox” capaz de armazenar até 10 Gb de músicas e imagens. Ele permite comandar as funções do ar-condicionado, áudio e telefone por voz ou com toques na tela de 8 polegadas. Uma verdadeira central de diversão. O sistema Dolby® 5.1 Surround, com 390 Watts e 12 alto-falantes, surpreende pela qualidade.

A tecnologia avançada do Novo Ford Fusion está presente em todos os sistemas do veículo, seja no motor, na transmissão, nos freios, na direção e no conjunto de segurança. Ele oferece também tração integral inteligente AWD, sensor de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus e temporizador dos faróis, equipamentos que competidores mais caros do segmento não possuem.

Direção elétrica, sistema de freios ABS com EBD e controle eletrônico integrado de estabilidade e tração são outros itens de tecnologia do Novo Ford Fusion. E traz ainda computador de bordo de múltipla função, piloto automático com controles no volante, abertura das portas por teclas, espelho retrovisor eletrocrômico, bocal de abastecimento sem tampa com abertura automática e espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação.

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O carro inova também na tecnologia do silêncio. Seu pára-brisa acústico contribui para a redução do ruído de vento e para o conforto interno.

Qualidade com reconhecimento

O Novo Ford Fusion 2010 se destaca ainda pela qualidade. Qualificações internacionais indicam seu alto índice de satisfação do cliente. Recentemente, foi reconhecido por entregar o melhor custo-benefício com a melhor qualidade pelo jornal Detroit News, dos Estados Unidos, que faz uma rigorosa pesquisa. Institutos americanos voltados para a qualidade, como o JD Power e o Consumer Reports, classificam o Fusion como um dos melhores na categoria.

Seu projeto envolveu um extenso programa de validação e certificação, que incluiu mais de 8 milhões de quilômetros de testes nos Estados Unidos, Brasil e México, para entregar um padrão de qualidade capaz de atender todos os mercados do mundo.

“No mercado brasileiro, o Novo Ford Fusion oferece três anos de garantia total e pacote de manutenção econômica, com a melhor cesta básica de peças, tanto no 3.0 V6 quanto no 2.5 16V. Além disso, conta com a Revisão Preço Fixo Ford, que garante transparência e baixo custo nas revisões”, informa Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford Brasil.
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Cinco estrelas em segurança

O Novo Ford Fusion recebeu a classificação máxima das principais entidades americanas que avaliam a segurança dos veículos. É cinco estrelas nos testes de proteção aos ocupantes em colisões da NHTSA (National Highway Transportation Safety Agency) e conquistou o selo “Top Safety Pick” no ranking do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), órgão independente que suporta as seguradoras.

Seu conjunto de segurança inclui seis air bags (frontais, laterais e de cortina) e o Personal Safety System®, além de monitoramento da pressão dos pneus. Outra inovação é o sistema de alerta pós-acidente, que aciona automaticamente as luzes de emergência e a buzina em caso de colisão.

Antes disso, os avançados recursos de segurança do Novo Ford Fusion entram em ação para minimizar as chances de acidentes. Além de freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, ele conta com o controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC®) e tração (AdvanceTrac®), que distribui o torque adequadamente em cada roda para controlar a trajetória e ajudar a evitar saídas de dianteira e traseira do veículo.