Vendas de carros flex batem recorde em junho
Imprensa UNICA
Segundo os dados divulgados na segunda-feira (06/07/2009) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram emplacados mais de 1,2 milhão de veículos flex, o que representa 92% do todos os automóveis e veículos comerciais leves (ciclo Otto, que exclui motores a diesel) emplacados no período.
Os números mostram um crescimento de 5% nos licenciamentos de modelos bicombustível de janeiro a junho de 2009, em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Vivemos uma situação de preferência irreversível dos consumidores pelo carro flex, uma opção sustentável, econômica, que gera empregos e desenvolve a indústria nacional”, avaliou Marcos Jank, presidente da UNICA.
Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA, é importante notar que, enquanto a demanda por gasolina no semestre manteve-se estável, a de etanol hidratado subiu fortemente, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Isto ratifica o aumento da frota dos carros flex neste semestre”, avaliou Padua.
A mais nova fabricante a lançar um carro flex foi a Nissan, com a minivan Livina introduzida este ano. Mais recentemente, a Mitsubishi, que já produz o TR4 bicombustível, anunciou o lançamento em agosto do Pajero Sport Flex, único utilitário (SUV) flex com motor de seis cilindros, o mais pontente já produzido nesta categoria no Brasil.
Em termos de tecnologia, a última novidade foi o novo Polo, da Volkswagen, sem o tradicional tanque de injeção a gasolina, funcionando exclusivamente com etanol. A montadora pretende adotar a mesma tecnologia em outros modelos nos próximos meses.
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