Connect with us

Outros

Audi apresenta em Frankfurt o e-tron: um modelo elétrico de alta performance

Published

on

Uma das grandes estrelas da Audi no Salão Internacional de Frankfurt
Texto e Imagens: Imprensa Audi

O design deixa claro que o Audi e-tron é da categoria dos esportivos. A bateria colocada atrás da cabine de passageiros garante ótimo centro de gravidade e uma perfeita distribuição de carga entre os eixos. O modelo é capaz de distribuir entre as rodas a potência de seus quatro motores elétricos de acordo com a necessidade. O chamado torque vetorizado proporciona dinâmica fascinante e inigualável agilidade e precisão nas curvas.

A Audi também utiliza tecnologias revolucionárias, como uma bomba de calor para esquentar de forma eficiente o habitáculo. O sistema de propulsão, a potência eletrônica e a bateria são controladas por um inovador sistema de gestão térmica que constitui um componente decisivo para alcançar a magnífica autonomia do veículo, sem abrir mão do elevado conforto interior. A conexão eletrônica do carro com o exterior, chamada comunicação Car-to-X, abre novas dimensões de eficiência, segurança e conforto.

Conceito

Os sistemas de motorização elétrica nos carros ainda são pouco usados. Os primeiros veículos deste tipo datam de antes de 1900, mas, apesar disto, em 2009 nenhum grande fabricante produz em série um automóvel movido exclusivamente a bateria. Na Alemanha, a frota de elétricos é de menos de 1.500 unidades, correspondente a 0,035% do total.

Advertisement
Os veículos elétricos oferecem uma série de vantagens: reduzem a dependência ao petróleo; não produzem diretamente emissão de gases; a eficiência de um motor elétrico supera claramente a de um motor a combustão e dá menos gastos ao bolso do consumidor.

Mas até que os veículos elétricos estejam suficientemente maduros para produção em larga escala, há pontos a resolver. O grande desafio é a integração do sistema de acúmulo de energia: em função da autonomia e potência, a bateria pode ser pesada e ocupar muito espaço.

Para compensar estas desvantagens, a Audi partiu para um novo caminho: um pacote específico para o veículo, com a construção leve e ajuste de todos os componentes ao sistema de propulsão elétrica.