Connect with us

Outros

Salão de Frankfurt 2009: Renault apresenta uma linha completa de veículos 100% elétricos

Published

on

O veículo elétrico é uma solução de ruptura que permite oferecer mobilidade para todos com emissões zero

Texto e Fotos: Imprensa Renault

Fiel aos seus valores, a Renault oferecerá veículos elétricos onde o cliente encontrará habitabilidade, conforto, qualidade e segurança. A Renault também deseja emprestar uma assinatura estilística transversal a todos os seus veículos elétricos Renault Z.E.

Mas para fazer uso de um veículo elétrico, é necessário recarregá-lo. A Renault trabalha na concepção de veículos elétricos e também nas três formas de recarga que serão disponibilizadas quando os veículos Renault Z.E. chegarem ao mercado. Para isso, a Aliança Renault-Nissan está firmando diversas parcerias com governos, distribuidores de energia e outros parceiros como a empresa Better Place, por exemplo, para que o veículo elétrico de massa se torne uma realidade.

Advertisement
A oferta de produtos da Renault

Os quatro carros-conceito elétricos apresentados em Frankfurt antecipam a linha de veículos Renault Z.E. que a Marca oferecerá daqui a menos de dois anos.

A partir de 2011, a Renault comercializará progressivamente quatro veículos elétricos, sendo dois derivados de veículos a motor térmico. O primeiro, o Fluence Z.E. Concept, cuja comercialização se iniciará em Israel e na Europa, será a versão elétrica do Fluence. O segundo, o Kangoo Z.E. Concept, será uma versão elétrica do Renault Kangoo Express, destinado principalmente aos clientes profissionais e às frotas empresariais.

Em seguida, a oferta de veículos elétricos será ampliada a outros segmentos, com dois novos modelos, que terão uma arquitetura 100% elétrica. Derivado do carro-conceito Twizy Z.E. Concept, o terceiro veículo oferecerá uma mobilidade dedicada à cidade. O quarto veículo, inspirado no Zoe Z.E. Concept, chegará no início de 2012 e oferecerá uma grande versatilidade de uso para os trajetos diários das grandes cidades e de suas regiões metropolitanas.

Estes quatro veículos permitirão cobrir usos variados, além de satisfazer clientes diferentes que têm um ponto em comum: ingressar na era da mobilidade com zero emissões.

Advertisement
O compromisso da Aliança Renault-Nissan com o veículo elétrico

A Aliança Renault-Nissan tem o objetivo de comercializar em grande escala veículos com zero emissão de CO2 e poluição zero em relação a, por exemplo, partículas ou óxidos nítricos.

Este compromisso relativo ao veículo elétrico é motivado por uma razão essencial: os veículos elétricos proporcionam zero emissão durante o uso, ao contrário de todas as outras tecnologias (térmicas ou híbridas). Eles também permitem diminuir a dependência em relação ao petróleo.

Conforme a origem de produção da eletricidade de um país, a análise das emissões de gases de efeito estufa (equivalentes em CO2) do poço à roda pode variar significativamente. Entretanto, os veículos elétricos continuam sendo menos responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa que os veículos térmicos equivalentes.

Com uma produção de eletricidade nuclear ou renovável (hidráulica, eólica ou fotovoltaica), a análise do poço à roda de um veículo elétrico é incontestavelmente melhor. Com os atuais processos de produção de eletricidade na Europa, o balanço se mantém igualmente bastante interessante, pois as emissões de CO2 são reduzidas pela metade em relação àquelas de uma motorização térmica.
Advertisement