Em um estande de 1.890 m², a Fiat Automóveis mostra seus últimos lançamentos em veículos comerciais na 17ª edição da Fenatran, que acontece entre os dias 26 e 30 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. Entre as novidades da marca, destaques para o Fiat Ducato Multijet Economy, agora com o novo motor 2.3 MultiJet, e a nova versão Working da picape Strada, ambos lançados no mercado nacional no mês passado, mas fazem na Fenatran a primeira grande aparição pública juntamente com as outras atrações da marca no Salão.
O estande da Fiat mostra em uma simulação que compreende a rotina de um grande aeroporto os veículos comerciais da marca e sua imensa versatilidade. Neste espaço inovador e muito lúdico, o visitante pode conhecer toda a gama da Fiat, líder no segmento de veículos comerciais no Brasil, com 24,4% de participação no mercado. “Somos líderes há sete anos consecutivos no segmento de comerciais leves. Nossa previsão para este ano é vender em torno de 120.000 veículos”, comenta Lélio Ramos, Diretor Comercial da Fiat Automóveis.
Entre os 23 veículos expostos, o visitante pode conhecer, por exemplo, o modelo Ducato Multijet Economy adaptados as mais diversos tipos de utilização, desde transporte de cargas, à veículos destinados ao turismo ou ao serviço público, como a ambulância do SAMU e a unidade móvel da Policia Federal.
A preocupação com o transporte de portadores de necessidades especiais também é um dos pontos ressaltados pela Fiat na Fenatran, como o Ducato e o Doblò adaptados para o transporte de cadeirantes.
Além disso, modelos como o Linea, o Stilo, o Palio Adventure, o Fiorino Furgão e o Uno Furgão trazem diversas aplicações que, além da grande versatilidade, reforçam os seus atributos como praticidade e grande capacidade de carga.
Ao passar pela Fiat o público pode notar a grande variedade de veículos de carga para os grandes centros urbanos, onde o fluxo de veículos comerciais pesados é restrito. Os veículos como Ducato, Fiorino e a picape Strada que movimentam o fluxo de cargas dentro das metrópoles, além de contribuírem para melhor fluência do tráfego, ainda trazem economia de combustível, agilidade e praticidade aos clientes quando comparados aos veículos comerciais grandes.
Veículos Comerciais Fiat
Atualmente a Fiat conta com uma vasta gama de veículos comerciais que atendem diferentes tipos de serviço, sejam eles voltados para carga ou transporte de passageiros. São eles: Ducato, Strada, Doblò Cargo, Uno Furgão e Fiorino Furgão.
Ideal para o transporte de passageiros, com todo o conforto e segurança, ou para cargas, o Novo Fiat Ducato Multijet Economy tem na sua ampla gama outro ponto de destaque. São oito versões para atender qualquer necessidade: Cargo 7,5 m³, Cargo L 9,0 m³, Maxi Cargo 10 m³ e Maxi Cargo 12 m³ , para transporte de cargas, Combinato (9+1 passageiros, mais espaço de bagagem), Minibus (15+1 passageiros, mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+1 passageiros, mais espaço de bagagem) e Multi Teto Alto (específica pra transformação). O Fiat Ducato é líder de vendas entre os furgões grandes em seis dos últimos sete anos. Atualmente, cerca de 34,2% dos furgões grandes no Brasil são Fiat Ducato.
Com a inclusão da versão Working e o advento da Cabine Dupla (exclusiva no segmento), o Fiat Strada, que já contava com as versões Fire, Trekking e Adventure, agora possui 11 opções entre versões e carrocerias. São elas: Fire 1.4 Cabine Simples, Fire 1.4 Cabine Estendida, Working 1.4 Cabine Simples, Working 1.4 Cabine Estendida, Working 1.4 Cabine Dupla, Trekking 1.4 Cabine Simples, Trekking 1.4 Cabine Estendida, Strada Trekking 1.8 Cabine Simples, Trekking 1.8 Cabine Estendida, Adventure Locker 1.8 Cabine Estendida e Adventure 1.8 Cabine Dupla. No mês de setembro, em que as versões Working foram lançadas, o Fiat Strada foi mais uma vez líder no segmento de picapes compactas, com 54,8% de participação. O modelo é líder absoluto no ano, com acumulado de 64.915 unidades emplacadas, correspondentes a 55,6% do total da categoria — este ano o Fiat Strada completa 10 anos de liderança em seu segmento.
O Fiorino Furgão continua imbatível no mercado de veículos comerciais devido à sua ótima relação custo/benefício, versatilidade de utilização, economia de combustível e de manutenção, mecânica robusta e ampla rede de assistência técnica. Suas possibilidades de aplicação são bem diversificadas e atendem desde as necessidades de pequenos comerciantes as de grandes frotistas.
Na mesma linha, o Uno Furgão, modelo de entrada entre os veículos comerciais da Fiat, se destaca por ser compacto, prático e ágil para a prestação de serviços em áreas urbanas e no trânsito pesado. O pequeno utilitário atende às necessidades de clientes especializados como concessionárias de energia elétrica e telecomunicações, oficinas volantes, assistência técnica e outros.
Já o Fiat Doblò Cargo mantém as mesmas virtudes que vêm fazendo sucesso desde o seu lançamento. Entre elas estão o amplo espaço no compartimento de carga, de 3.200 litros e capacidade para 620 kg, com acesso facilitado pelas práticas portas assimétricas traseiras e pela ampla porta corrediça lateral.
Entre os furgões leves, Uno Furgão , Fiorino Furgão e Doblo Cargo têm mais de 80% de participação neste segmento.
Fiat Ducato MultiJet Economy, 10% mais econômico
Partindo do sucesso das versões Economy do Uno Mille e Palio Fire, a Fiat estende este conceito com o Novo Ducato 2010, mais econômico, que fará a diferença neste mercado. O novo motor F1A MultiJet – desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies – traz alta tecnologia, ótimo desempenho, menor consumo e menores índices de emissões, o que caracteriza o moderno conceito de downsizing, presente na Europa e trazido para o Brasil pela Fiat. Além deste moderno motor, disponível para toda a linha, o modelo mantém todas as características que o fizeram conquistar a liderança do segmento de furgões grandes em seis dos últimos sete anos no mercado brasileiro. “O baixo consumo de combustível é importante principalmente no mercado de comerciais leves, onde isso pode significar a diferença entre lucro e prejuízo para o negócio”, diz Antonio Sergio Rodrigues, Diretor de Veículos Comerciais Leves da Fiat Automóveis.
Conhecido por seu baixo custo de operação, resistência, mecânica confiável e preço competitivo, o Fiat Ducato é produzido no Brasil desde a inauguração da fábrica em Sete Lagoas (MG) no final do ano 2000. Antes disso, desde 1997, ele era importado da Europa. Outro ponto importante é a eficiente e bem distribuída rede de concessionários, contribuindo para consolidar essa liderança.
O novo motor F1A 2.3l MultiJet turbodiesel intercooler, o primeiro da FPT – Powertrain Technologies com a tecnologia MultiJet do mercado brasileiro para veículos leves, apresenta sua excelente relação peso / torque, superior a maior parte dos motores 3.0l disponíveis no mercado. Trata-se de um propulsor moderno cross flow e que possui um sistema de injeção common rail de alta pressão (1.600bar).
Ele oferece 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 Kgfm a 1.800 rpm. Por ter uma curva de torque praticamente plana entre 1800 rpm e 2800 rpm, o motor trabalha a maior parte do tempo na faixa de eficiência máxima. Com isso, consegue mais economia e melhor rendimento, com menor necessidade de trocas de marchas, retomadas mais ágeis e força para qualquer situação. Seguindo a legislação brasileira para os motores de sua categoria, o motor atende às normas de controle de emissões Euro III, sendo que ele é predisposto também para as tecnologias Euro IV, Euro V e Euro VI.
Segurança sempre foi um ponto importante para os veículos fabricados pela Fiat Automóveis. Com o Novo Ducato Multijet Economy não poderia ser diferente, agora na linha 2010 ele ganha o Kit HSD (High Safety Drive), um pacote composto de freios ABS e Air Bag para motorista que possibilita ao cliente pagar menos por itens que aumentem sua segurança
A versatilidade de uso é um dos pontos fortes do Ducato. O furgão da Fiat pode ser transformado para atender diversas necessidades em veículos comerciais, como Delegacia Móvel, Ambulância Remoção, Transporte de portadores de necessidades especiais ou o que o cliente precisar. E tudo isso pode ser visto no estande da Fiat na Fenatran
Fiat Strada Working, ampliando a gama da picape líder em vendas no país
Sempre buscando realizar os desejos e necessidades de seus consumidores, a Fiat Automóveis lançou recentemente três novas versões para a sua picape campeã — líder em vendas de comerciais leves no Brasil e líder em seu segmento nos últimos nove anos. São elas: Strada Working 1.4 Cabine Simples, Strada Working 1.4 Cabine Estendida e Strada Working 1.4 Cabine Dupla. E aqui vale destacar o sucesso da inédita Cabine Dupla, que chegou na versão Adventure em julho deste ano, e que com apenas dois meses no mercado já fica com 15% do mix de vendas do modelo.
As novas versões Working chegam como mais três excelentes opções de compra para o consumidor da picape Strada. Elas trazem um novo design, o reconhecido motor 1.4 de 85 cv (100% gasolina) e 86 cv (100% álcool), uma completa lista de equipamentos e cabines Simples, Estendida e Dupla.
Começando pela nova carroceria, a picape Strada Working chega com nova dianteira, que traz faróis monoparábolas e para-choque dianteiro pintado na cor do veículo. Já a traseira possui as mesmas linhas robustas do Fiat Strada Trekking, inclusive a caçamba com tampa removível para maior praticidade, que também vem com chave para maior segurança. Possui também estribos, nos dois lados da placa, que facilitam carregar e descarregar o veículo. Esta versão também herdou da Trekking o painel de instrumentos, mas com acabamento da parte central na cor preta.
Com perfil harmonioso e arrojado ao mesmo tempo, a nova Working é a única versão da Strada que oferece três opções de cabines, satisfazendo diferentes necessidades e gostos de seus consumidores.
A inovadora Cabine Dupla leva com conforto até quatro ocupantes. Com vidros laterais maiores que as outras versões, a grande diferença fica para a acomodação de mais dois passageiros na parte traseira.
A Strada Working oferece também a Cabine Simples e a Cabine Estendida. Esta última aumenta em 30 cm o interior da picape. Esse espaço adicional atrás dos bancos dianteiros, leva até 300 litros, permitindo, por exemplo, acomodação de bagagem, deixando-a mais protegida e mais próxima dos ocupantes.
Mais espaço na cabine ou na caçamba? A escolha depende do uso do veículo. Se a cabine for simples, a picape Strada oferece 1.100 litros de volume em sua caçamba. Se o consumidor preferir a Cabine Estendida, poderá levar 800 litros. Já se a decisão for pela Dupla, terá 580 litros em sua caçamba.
Esta versão também chega com uma completa lista de equipamentos. Entre os de série o consumidor pode encontrar computador de bordo, Follow Me Home, Fiat Code, volante com regulagem de altura, tampa traseira removível, ganchos para amarração de carga na caçamba, e muito mais. Como opcional, HSD (air bag + ABS), ar condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, capota marítima, entre outros.