Connect with us

Outros

BMW Group construirá segunda fábrica na China em parceria com a Brilliance Automotive Holdings Limited

Published

on

Investimento de 560 milhões de euros em Shenyang; capacidade de produção crescerá para 100.000 unidades
Texto: Imprensa BMW

Em uma cerimônia ocorrida em Pequim, o BMW Group e a Brilliance Automotive Holdings Limited assinaram um Memorando de Entendimento (MoU da sigla em inglês) para construir uma segunda fábrica em Shenyang. O volume de investimentos para a nova fábrica totaliza 560 milhões de euros. O trabalho de construção deve começar em 2010, e a produção está programada para o início de 2012.

“A Brilliance Automotive Holdings Limited é uma parceira confiável com a qual temos trabalhado com sucesso por mais de seis anos. Nossa fábrica atingiu seu limite de produção – é por isso que agora estamos dando o passo seguinte. A decisão de construir uma segunda fábrica demonstra que estamos investindo em nosso futuro na China e que pretendemos participar do forte crescimento do mercado chinês”, declarou Friedrich Eichiner, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por finanças e vice-presidente da BMW Brilliance Automotive (BBA). “Também é uma importante medida estratégica para reduzir nossa exposição a flutuações cambiais”, acrescentou Eichiner.

Advertisement
A joint venture (empreendimento conjunto) tem produzido veículos BMW Série 3 e Série 5 desde 2003. Um total de aproximadamente 150.000 veículos já saiu das linhas de montagem, sendo que 450 milhões de euros já foram investidos desde que a joint venture foi criada. Em uma primeira etapa, a capacidade anual de produção crescerá de 41.000 para 75.000 unidades. Quando a segunda fábrica estiver concluída a capacidade total de produção anual será de 100.000 unidades. Serão acrescentados cerca de 1.000 postos de trabalho aos atuais 3.300 em Shenyang.

A China é o quarto maior mercado do BMW Group. A empresa manteve seu crescimento no país ao longo de 2009 e em outubro registrou um crescimento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 9.558 unidades. O BMW Group vendeu 71.952 veículos (52.622 / +36,7 %) nos primeiros dez meses do ano, já ultrapassando o volume de vendas de 2008 como um todo. Eichiner: “Pretendemos atingir um novo recorde de vendas na China em 2009”.

O BMW Group é um dos mais bem sucedidos fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera 24 fábricas em 13 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

O BMW Group alcançou um volume global de vendas de mais de 1,43 milhão de automóveis e mais de 101.000 motocicletas em 2008. As receitas de 2008 totalizaram 53,2 bilhões de euros, com lucros antes dos encargos financeiros e impostos (EBIT) ficando em 921 milhões de euros. A empresa contava com uma força de trabalho global de aproximadamente 98.000 funcionários em 30 de junho de 2009.

O sucesso do BMW Group sempre se baseou em um pensamento de longo prazo e uma ação responsável. Por isso a empresa tem estabelecido medidas ecológicas e de sustentabilidade social ao longo de toda a sua cadeia de valor, além de uma abrangente responsabilidade de produto e um claro compromisso com a preservação de recursos como parte integral de sua estratégia. Como resultado de seus esforços, o BMW Group foi classificado como líder do setor nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones pelos últimos cinco anos.
Advertisement