Connect with us

Outros

CEOs anunciam Coalizão da Eletrificação para estimular uso de veículos elétricos

Published

on

Diversos CEOs como Carlos Ghosn da Aliança Renaut-Nissan, David Crane da NRG e Fred Smith da FedEx uniram-se para chancelar a eletrificação e divulgar um roteiro de ações
Texto: Imprensa Nissan

Mais de 12 líderes empresariais, incluindo Carlos Ghosn da Aliança Renaut-Nissan, David W. Crane da NRG Energy e Frederick W. Smith da FedEx Corporation, uniram-se para formar uma coalizão da eletrificação, não partidária e sem fins lucrativos, comprometida em promover políticas e ações que facilitarão o desenvolvimento de veículos elétricos em larga escala. O objetivo é combater as vulnerabilidades da economia, do meio ambiente e da segurança nacional causadas pela dependência do petróleo pelas nações.

Como primeira ação oficial, a Coalizão divulga hoje o Roteiro da Eletrificação, um amplo relatório, cujo conteúdo detalha os perigos da dependência do petróleo, explica os benefícios da eletrificação, descreve os desafios dos carros elétricos e apresenta propostas de políticas específicas para superar esses desafios. A PRTM, consultoria global de gerenciamento, forneceu análise de mercado e técnica para a produção do roteiro, incluindo detalhes sobre custos desse tipo de veículo.

“É tempo para que os líderes empresariais e os responsáveis por políticas públicas aumentem a produção em um mesmo grau. Nossa inexorável dependência do petróleo tem ameaçado nossas nações por muito tempo. Até agora, a eletrificação parecia uma ideia impraticável. Estamos oferecendo um plano real, prático e tangível para construir um sistema de transporte que irá alavancar nossa segurança nacional, impulsionar o crescimento econômico e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera”, afirma Smith.

O roteiro apresenta uma visão corajosa: até 2040, 75% das milhas viajadas nos Estados Unidos por carros comerciais leves deverão ser milhas elétricas. Como resultado, o consumo de petróleo pela frota de veículos leves seria reduzido em mais de 75% e a importação de petróleo poderia ser reduzida a zero naquele país.

Advertisement

“Os primeiros carros elétricos serão distribuídos em 12 meses. A grande aceitação da população por carros com emissão zero irá requerer esforços extras das montadoras. A colaboração pública e privada será a chave para essa aceitação”, comenta Ghosn.

Entre diversas recomendações, o roteiro propõe a criação de um “ecossistema” de eletrificação, ou seja, áreas geográficas nas quais todos os elementos de um sistema de transporte elétrico são organizadas, provendo, dessa maneira, o primeiro passo em direção à eletrificação, com um conceito dominante, atrativo e onipresente, que vai além de um nicho de produto.
“É crucial que todos esses elementos-chave sejam introduzidos de forma coordenada e efetiva, acessível e atraente para os atuais consumidores americanos. A introdução dos elementos separados (de carros a infraestrutura) simultaneamente em comunidades seletas moverá a eletrificação para outras pessoas; os responsáveis por políticas públicas testemunharão um benefício nacional vindo de um novo meio de transporte, enquanto que os consumidores se beneficiarão em primeiramão com uma nova experiência de dirigir um carro”, afirma Crane.

Para a eletrificação dos ecossistemas, o roteiro propõe políticas específicas nas seguintes áreas:

– Baterias e veículos;
– Mudança de infraestrutura;
– Interface com o Setor Elétrico;
– Aceitação de consumo.

Membros da Coalizão de Eletrificação

Advertisement

Timothy E. Conver, chairman, presidente e CEO da AeroVironment, Inc.
Peter L. Corsell, CEO da GridPoint, Inc.
David W. Crane, presidente e CEO da NRG Energy, Inc.
Kevin Czinger, presidente e CEO da Coda Automotive
Peter A. Darbee, chairman, CEO e presidente da PG&E Corporation
Seifi Ghasemi, chairman e CEO da Rockwood Holdings, Inc.
Carlos Ghosn, presidente e CEO da Aliança Renaut-Nissan.
Ray Lane, parceiro gerencial da Kleiner Perkins Caufield & Byers
Richard Lowenthal, fundador e CEO da Coulomb Technologies, Inc.
Alex A. Molinaroli, chairman da Johnson Controls-Saft e presidente da Johnson Controls Power Solutions
Reuben Munger, chairman da Bright Automotive, Inc.
Frederick W. Smith, chairman, president e CEO da FedEx Corporation
David P. Vieau, presidente e CEO da A123 Systems, Inc.