O Mercedes-Benz SLS AMG foi eleito pelos leitores das revistas “Bild am Sonntag”, “Auto Bild”, e outras 25 publicações europeias, como o melhor superesportivo do ano. Como resultado, o automóvel ganhou o prêmio “Golden Steering Wheel”, que em Português significa Volante Dourado, – um dos mais importantes do segmento automotivo na Europa. O cobiçado prêmio foi entregue a Dr. Dieter Zetsche, presidente da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz automóveis, em Berlim, na Alemanha, em 4 de novembro.
Onze automóveis superesportivos competiram pelos votos dos leitores para ganhar o “Golden Steering Wheel”. Quase um terço de todos os votos foram para o novo Mercedes-Benz SLS AMG, que, por isso, encabeçou a lista com uma larga margem de vantagem sobre o segundo colocado.
Este resultado reconhece o pacote único de tecnologia que o modelo apresenta: carroçaria de alumínio com portas Gullwing – “Asa de Gaivota”, motor AMG de 6,3 litros V8 com uma potência máxima de 420 kW / 571 cv, 650 Nm de torque e lubrificação por cárter seco, sete velocidades de transmissão de dupla embreagem, suspensão esportiva de alumínio com eixos duplos e peso em ordem de marcha de 1.620 kg.
A distribuição de peso de 47% a 53% entre os eixos dianteiro e traseiro e o centro de gravidade baixo acentuam o design e a estabilidade direcional do automóvel. O Gullwing acelera a 100 km/h em 3,8 s, e tem velocidade máxima, limitada eletronicamente em 317 km/h.
A vitória do modelo Gullwing dá continuidade à tradição da Mercedes-Benz em ganhar o prêmio “Golden Steering Wheel”. A marca já obteve 18 vitórias na premiação e está entre as que possuem maior sucesso na competição.