Iveco

Brasileiro está otimista para terceira etapa do IRC, na Argentina

Após marcar os primeiros pontos na segunda etapa, em Curitiba, piloto da GDK/Stohl Racing acha que pode repetir o desempenho neste final de semana

Texto: Imprensa ReUnion Press
Foto: Daniel Halac/DH Images

O tradicional Rally Argentina, que terá sua 30ª edição disputada neste final de semana – entre os dias 19 e 21 de março -, na região de Córdoba, será o cenário para a terceira etapa do Intercontinental Rally Challenge (IRC) e a segunda dos campeonatos sulamericano e argentino de rali.

Para o baiano Daniel Oliveira, da equipe GDK/Stohl Racing, que faz sua estréia este ano no IRC e é o primeiro piloto brasileiro a disputar toda a temporada da categoria, a expectativa é das melhores. Depois de conquistar a sétima posição e os primeiros pontos na etapa anterior, em Curitiba, na qual disputou quase metade da prova com o pneu dianteiro esquerdo de seu carro totalmente destruído, Oliveira acredita poder repetir ou até melhorar o resultado neste final de semana.

“Estou muito confiante para esta corrida. Além de já conhecer alguns trechos da prova, vou fazer dupla novamente com o espanhol Carlo Del Barrio, o mesmo navegador com quem corri na primeira etapa e me entendi perfeitamente, em Monte Carlo”, afirmou o piloto, que disputou, em 2009, toda a temporada do Campeonato Argentino de Rali. “Apesar de terem vindo mais dois carros do IRC e de haver uns oito pilotos argentinos muito bons nesta corrida, creio que temos boas chances de terminar entre os dez primeiros”, previu o piloto, que disputa a categoria Super 2000, ao volante de um Peugeot 207, com cerca de 300 cavalos de potência e tração nas quatro rodas.

Mas apesar das condições favoráveis, Daniel prevê uma prova ainda mais difícil do que a disputada há duas semanas, na região metropolitana da capital paranaense.
“Fizemos uma parte do reconhecimento do percurso na manhã desta quarta-feira e deu pra ver que a pista tem um traçado com 70% de trechos muito rápidos e o restante bem travado”, revelou o piloto da GDK/Stohl Racing. “O piso é bem arenoso em boa parte do tempo, mas tem alguns trechos tem pedras também. Então será preciso muita concentração e uma excelente comunicação entre eu e o Barrio para sermos rápidos quando necessário e precisos na parte travada da pista”, finalizou.

As primeiras atividades têm início entre a quarta e a quinta-feira (17 e 18), com as sessões de reconhecimento do percurso. Na sexta (19), acontece o shakedown no trecho da Super Especial, entre Carlos Paz e Calabango. Será a última chance de ajustar os carros para os 240,40 km de trechos cronometrados do rali, que será disputado em dois dias.

A partir das 17 horas, o show de velocidade começa com a Super Especial em Villa Carlos Paz. Este prólogo será uma excelente oportunidade de olhar de perto toda a força da categoria Super 2000 que disputam a terceira etapa do IRC, a grande novidade deste ano para o evento. Disputada pela primeira vez na história do Rally Argentina, a Super Especial será disputada em um circuito urbano de aproximadamente 1.600 metros, montado na parte mais central da localidade de Carlos Paz, o qual será utilizado duas vezes durante a competição: no início da prova, sexta-feira (19), e como final do evento, no domingo (21).

O restante do itinerário do Rally Argentina 2010 será dividido em duas jornadas. No sábado, a etapa do Valle de Calamuchita será novamente uma das maiores atrações da prova, após ter sido retirado do percurso em 2009. A região sul de Córdoba será o epicentro das atividades do primeiro dia, que terá largada com a especial entre Las Bajadas e Villa del Dique, seguindo através de Amboy e Santa Mônica, a clássica Santa Rosa e San Agustín, e San Agustín Villa General Belgrano. Depois de passarem pelo Parque de Serviços, a jornada da tarde terá início com a repetição dos trechos Las Bajadas/Villa del Dique, Amboy/Santa Mônica e Santa Rosa/San Agustín, completando 137,52 km de percurso.

A definição do 30º Rally Argentina começa, no domingo, no Valle de Punilla. Os carros abrirão o último dia a prova com duas tradicionais especiais: La Cumbre/Agua de Oro e Ascochinga/La Cumbre. Em seguida, eles partem para as etapas cronometradas entre Valle Hermoso/Casa Grande e Cosquin/Villa Allende – estágios que serão repetidos à tarde.

O encerramento da competição será realizado em Villa Carlos Paz, com uma nova Super Especial com dois carros ao mesmo tempo, lutando pelos últimos segundos. A cerimônia da premiação no pódio será realizada às margens do Lago San Roque.

Mudança no calendário – A Eurosport Events, promotora do Intercontinental Rally Challenge, anunciou nesta-terça feira (16), que o Rally Ilhas Canárias “Trofeo El Corte Inglês” substitui o Rally Príncipe de Astúrias no calendário deste ano. O evento será a quarta das etapas da temporada e disputado entre 28 de abri e 1º de maio.

30º Rally Argentina

19 a 21 de março