Connect with us

Outros

Class 1: F-1 dos mares chega pela primeira vez ao Brasil

Published

on

Competição será disputada entre os dias 26 e 28 de março, no Rio de Janeiro
Texto: Imprensa Class 1

O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, trará ao Brasil a maior corrida de motonáutica do mundo: o Class 1, considerada a Fórmula 1 dos mares. A corrida, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de março, será realizada pela primeira vez na América do Sul, com base na Marina da Glória. O acordo para realização do evento no Brasil foi firmado entre a EBX e a IOTA (International Offshore Teams Association) e prevê a realização da competição, no Rio de Janeiro, por dez anos.

O circuito da etapa carioca terá oito milhas náuticas e a reta principal ficará em frente à Praia do Flamengo. Pelo menos 10 barcos estarão na disputa. Cada um conta com um piloto e um “throttleman”, que é o responsável pela aceleração e desaceleração do barco. Renomados pilotos da Itália, Noruega, Austrália, Emirados Árabes, entre outros, estarão na disputa pelo título.
O fim de semana do evento começa com os treinos livres na sexta-feira, para que os pilotos possam se adaptar ao circuito. No sábado e no domingo, pela manhã, acontecem novos treinos livres e os classificatórios, que definirão o grid de largada. Serão duas corridas, no período da tarde, que valem pontos para o Campeonato Mundial. Paralelamente, será disputado o Campeonato de Pole Position, onde só os pilotos que largam na frente somam pontos.
A expectativa é de que 1 milhão de pessoas acompanhe o Class 1, na orla do Flamengo. O público poderá assistir à competição, gratuitamente, na Praia do Flamengo. Na Marina da Glória, uma arquibancada está sendo montada para um púbico pagante de cerca de 3 mil pessoas, que poderá assistir ao evento e ter acesso a áreas de restaurante e lojas. A estrutura usada para o evento será desmontada a partir do último dia do evento, em no máximo seis dias.
O evento está orçado em R$ 12 milhões, e conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O Class 1 integra uma série de iniciativas do Grupo EBX na cidade, que incluem a aquisição da concessão da Marina da Glória, que será revitalizada, e servirá de sede para as competições de vela dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Depois do Rio, o circuito do Class 1 segue para Arendal, na Noruega, onde acontece a segunda etapa do Mundial, de 16 a 18 de julho. O Mundial reúne ainda corridas em Uddevalla, na Suécia, em Constanta, na Romênia, em Stresa, na Itália, e em Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes.
Advertisement

SOBRE O CLASS 1

O Class 1 Powerboat Championship é a principal corrida de barcos de velocidade do mundo. A competição existe há mais de 40 anos. A primeira edição foi disputada em 1964, ainda com o nome de Powerboat Championship. Só em 1992, a categoria passou a se chamar Class 1.
Cada barco mede, aproximadamente, 14m de comprimento e 3,5m de largura, e pesa cinco toneladas. As lanchas contam com dois pilotos, um que dirige e outro que acelera.
O Circuito Mundial de 2010 terá sete etapas. A equipe vencedora será a que acumular o maior número de pontos no final da temporada. Os dez primeiros colocados somam pontos: 20 para o vencedor; 15 para o segundo colocado; e 12 para o terceiro. Os demais marcam pontos em uma escala variável (9, 7, 5, 4, 3, 2, 1). Cada corrida tem entre 14 e 16 voltas pelo circuito ou a duração máxima de 45 minutos.
Em 2009, o barco Fazza 3, da equipe Victory, de Dubai, foi o campeão mundial, com cinco vitórias em seis corridas.
Advertisement