Connect with us

Outros

Citroën tem presença marcante no Challenge Bibendum 2010

Published

on

Com o objetivo de reforçar seu engajamento e demonstrar seu domínio tecnológico nas áreas de mobilidade urbana e respeito ao meio ambiente, a Citroën concluiu sua participação na décima edição do Challenge Bibendum com grande interesse por parte do público. Durante três dias, participantes, convidados e jornalistas puderam conhecer de perto algumas das principais tecnologias da marca, como o concept car Hypnos e a tecnologia flexível de seus motores.
Antes mesmo da abertura oficial no domingo, no dia 30, o concept car Hypnos encarou um grande desafio: participar do Rali de Veículos de Passeio. Com saída oficial das instalações do Riocentro, local oficial do Challenge Bibendum 2010, o concept participou de um circuito entre a cidade do Rio de Janeiro e os arredores de Petrópolis, região serrana do Estado. “Utilizamos todo o potencial da tecnologia híbrida, que permitiu limitar o consumo de combustível ao colocar em operação conjunta os motores térmico e elétrico”, explica Denis Ciapa, responsável técnico pelo carro-conceito da Citroën.
Equipado com um motor diesel 2 litros HDi FAP, que disponibiliza uma potência de 200 cv e um torque de 420 Nm, além de um motor elétrico traseiro de 50 cv, o modelo passou com facilidade pelos terrenos irregulares e a grande inclinação da serra fluminense. Contribuíram para isso a suspensão hidráulica de terceira geração e os pneus Michelin específicos 275/40 R22.
Já a partir de segunda-feira, dia 31, foi à vez de jornalistas e formadores de opinião de todo o mundo entrarem em contato direto com o revolucionário concept, disponível para fotos e avaliações no Pavilhão 1 (Parc Fermé). Destaque para sua silhueta fluida e expressiva, suas portas antagônicas, o grande porte e interior amplo e revolucionário.
Em paralelo às inúmeras atividades do evento – que contou com mesas-redondas, debates temáticos, fóruns e palestras de especialistas – um dos pontos do Challenge Bibendum que mais conquistou o interesse da mídia foi o test-drive dos veículos de série no Autódromo de Jacarepaguá, antigo. Lá, jornalistas especializados de todo o mundo puderam ter contato com o Citroën C4 Pallas equipado com motorização 2.0 16V Flex (151 cv com álcool). Se a tecnologia flexível é bastante difundida por aqui, isso já não acontece em países como Inglaterra, França, Japão, Holanda, Índia, China e Rússia.
Disponível para avaliação na versão Exclusive BVA, as unidades estavam equipadas com sistema de freios com ABS + EBD + AFU, câmbio automático seqüencial auto-adaptativo, pneus Michelin 215/55 R16, faróis de xenônio direcionais de dupla função, detector de obstáculo dianteiro e traseiro, seis airbags, perfumador de ambiente e ar condicionado digital bi-zone com ventilação.
O Michelin Chalenge Bibendum também premiou os melhores veículos que participaram do Rali de Veículos de Passeio, com o C4 Pallas ganhou troféus em quatro categorias entre os veículos de produção em série: Aceleração, Maneabilidade, CO2 e Emissões de Poluentes.