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Carro de Klever no Sertões representa “grande evolução”

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Texto: NewsRoom

No último final de semana, Klever Kolberg esteve em Curitiba (PR) visitando a sede da ProMacchina, oficina que criou e está preparando o Protótipo Etanol, carro com que o piloto disputará o próximo Rally Internacional dos Sertões. Esta foi mais uma das etapas que o piloto da Valtra Dakar Eco Team cumpre na preparação para a maior prova off road do Brasil, que acontece entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

Em seu retorno às competições em solo brasileiro, Klever apresenta várias novidades: seu navegador será o potiguar Flavio Marinho de França; e o equipamento foi criado e desenvolvido pela ProMacchina, oficina do também piloto Mauricio Neves. O veículo da Valtra Dakar Eco Team que Kolberg irá pilotar no Rally dos Sertões será um Protótipo Etanol e representa uma grande evolução em relação ao que utilizou na edição 2010 do Dakar. Na ocasião, ele se tornou o primeiro competidor da história a realizar a prova com um carro movido pelo etanol brasileiro, com um Mitsubishi Pajero Flex.

O novo carro, batizado de Protom, utiliza o cockpit e gaiola de uma L200 RS. Assim, a sua aparência é muito próxima com a pick-up da Mitsubishi. “Mas fica só na semelhança. Este carro é uma grande evolução se compararmos com o que usamos no Dakar. Ele tem várias melhorias, mudanças que já gostaríamos de ter colocado naquele carro, mas por questão de tempo não conseguimos. Agora teremos um equipamento bem mais competitivo”, disse Kolberg.

A ProMacchina também será responsável pelo apoio mecânico durante o Rally dos Sertões. Klever já utilizou os serviços da preparadora em outras edições da prova, mas na época, Mauricio Neves também era um dos seus fortes adversários.

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Chefe de equipe nesta edição da prova, Mauricio Neves participou do Sertões 2009 e do Dakar 2010 pela equipe Volkswagen e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro de Rally. A ProMacchina terá cinco carros na competição – três deles movidos a etanol -, e carrega o título de ter sido a ultima equipe brasileira a vencer o Rally dos Sertões na geral da categoria Carros, em 2007. “Naquele ano, realizei um grande sonho, vencer o Rally dos Sertões pilotando um carro preparado pela minha própria equipe”, disse Neves.

Diferenças – O motor é um Mitsubishi V6 3.5 Flex e as suspensões dianteiras e traseiras são independentes, utilizando os agregados e componentes da Mitsubishi Evolution, carro de chassi tubular produzido para competição. Os diferenciais dianteiros e traseiros também são da Mitsubishi Evolution, mas recebem um sistema de blocante para aumentar a performance e resistência. “Além do design, a suspensão independente nas quatro rodas é outro grande diferencial. O primeiro tinha eixo rígido. O carro com o qual disputaremos o Sertões é 20 centímetros mais largo, e isso dá uma dirigibilidade muito melhor. Os freio são maiores e o motor terá 50 hp a mais”, explicou Klever Kolberg.

O cambio é mecânico e é o mesmo utilizado na Pajero 3.5L. “O carro pesa quase 450 quilos a menos, em parte por causa do tanque de combustível. Como no Dakar tivemos que bolar uma logística bastante complexa para o abastecimento ao final de cada etapa, o reservatório levava 560 litros de etanol. Agora a organização do Sertões permitiu o reabastecimento em etapas mais longas, e por isso não precisaremos de um tanque muito grande. É um grande incentivo à categoria Etanol no rali, e uma boa iniciativa do pessoal da Dunas”, elogiou o piloto.

“Com toda segurança, posso dizer que o carro novo terá um desempenho 100% melhor do que o equipamento com a qual disputamos o Dakar, já que havia sido um trabalho que privilegiava a resistência, e não a performance”, apontou Klever.

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“Para mim, o Protótipo Etanol nasceu de uma ousadia da experiência e criatividade de todos amigos que colaboram com a ProMacchina. Vou utilizar vários componentes da Pajero que competiu no Dakar, como o motor, mesclados a vários outros componentes da Pajero Full e do Mitsubishi Evolution, como diferenciais e suspensão independente nas quatro rodas. Será um carro mais leve, mais estável e mais rápido do que o utilizado no Dakar”, comentou Klever. “Além disso, este carro é uma solução de baixo custo para quem quer competir usando etanol com boa performance. É algo extremamente viável para os competidores, e vai deixar muita gente entusiasmada”.

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