Citroën coloca dois carros no pódio no Rali da Finlândia
Estreando nova formação, a Citroën Total WRT conseguiu o segundo e o terceiro lugares no Rali da Finlândia, oitava etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Sébastien Loeb/Daniel Elena se afastaram nos dois primeiros lugares do campeonato de pilotos e ajudaram a equipe a aumentar sua vantagem na pontuação entre os fabricantes. Um resultado expressivo em uma prova, na qual, os pilotos locais dificilmente são superados – a vitória ficou com a dupla Jari-Matti Latvala/Miikka Antilla.
Tradicionalmente, o Rali da Finlândia é dominado pelos pilotos locais, que adquirem grande conhecimento dos traçados devido ao grande número de provas do calendário nacional – o rali é a modalidade de automobilismo mais popular no país. Desta vez, não foi diferente: os “nativos” Latvala/Antilla lideraram desde o primeiro dia. Mas as duas duplas da Citroën perseguiram os finlandeses de perto, com Loeb para manter o carro na estrada no primeiro dia. Ele danificou a frente do Citroën C4 ao bater de leve em uma pedra e a estabilidade do carro ficou bastante prejudicada. Com isso, os C4 de Petter Solberg/Chris Patterson (particular) e Ogier/Ingrassia tornaram-se os mais perigosos concorrentes de Latvalla/Antilla. No final, Ogier/Ingrassia terminaram a apenas 10 segundos
dos vencedores e Loeb/Elena recuperaram o terceiro lugar no último dia.
Entre as duplas inscritas pelo Citroën Junior Team, Daniel Sordo/Marc Martí conseguiram o melhor resultado: quinto lugar na bandeirada, fechando o quarteto de Citroën C4 classificados entre os cinco primeiros lugares. A dupla Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom terminou a prova em 25º lugar. Correndo em seu país, o ex-campeão mundial tinha boas chances de terminar entre os primeiros, mas perdeu muito tempo para voltar à prova após sofrer um acidente no primeiro dia.
Um dos destaques do Rali da Finlândia foi a volta do finlandês Juha Kankkunen, tetracampeão mundial da modalidade (1986, 1987, 1991 e 1993). Aos 51 anos, Kankkunen mostrou excelente forma e terminou o rali em oitavo lugar, marcando quatro pontos no campeonato.