Crescimento da marca foi superior ao alcançado pelo mercado de motocicletas

Texto: Imprensa DAFRA Motos

No mês de agosto, a DAFRA Motos registrou 21,5% de crescimento em emplacamentos em comparação a julho de 2010, somando 4.549 unidades vendidas. Além disso, a marca conquistou a terceira posição no ranking de emplacamentos nacional com 2,87% de share.

Entre a linha de motocicletas da marca, destaque para as street Apache RTR 150 e Speed 150, que juntas somaram 2.610 unidades, o que corresponde a mais de 50% dos emplacamentos da DAFRA. A Apache, aliás, continua com uma curva ascendente de emplacamentos desde seu lançamento, em março deste ano (quadro). Em agosto, o modelo registrou crescimento de 25,4% em comparação com julho. No acumulado de 2010, já foram emplacadas 5.263 unidades do modelo.

“No último mês crescemos 21,5%, número acima dos 7,2% registrado pelo mercado de motocicletas. Nossa expectativa é continuarmos evoluindo nos próximos meses, já que temos uma ótima novidade a caminho”, afirma Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos.

DAFRA também se destaca nas capitais

Além da terceira posição no ranking geral de emplacamentos, a DAFRA se destacou em algumas capitais do País. Considerando as praças onde possui concessionária, a marca ficou com o terceiro lugar em 88 cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Palmas (TO), Natal (RN) e São Luis (MA).

A empresa chegou, ainda, à segunda posição em outros 16 municípios, incluindo Maceió, capital de Alagoas.

DAFRA Motos

Nascida em 2008, a DAFRA Motos é fruto de um investimento de R$ 100 milhões do Grupo Itavema, que possui mais de 30 anos de história no Brasil.

A fábrica da DAFRA em Manaus (AM) possui 170 mil m2 de terreno, sendo 35 mil m2 de área construída, conta com 550 funcionários e capacidade produtiva anual de 200 mil motos. No complexo industrial da DAFRA foi criado um Laboratório de Controle de Emissões de Poluentes e Análises Experimentais, considerado o mais moderno da América Latina. A instalação, cujo investimento ultrapassou R$ 8 milhões, permite que a DAFRA enquadre suas motocicletas nas regras do PROMOT 3, nova regulamentação para emissão de poluentes, e possibilita o desenvolvimento de inovações tecnológicas e know-how próprios e o registro de novas patentes em um futuro próximo.

Com área total de 4,7 mil m2 (2 mil área construída), o laboratório da DAFRA reúne equipamentos de última geração para realizar análises estruturais, de vibrações, testes conceituais e de desgaste, além dos estudos acerca das emissões de gases. O laboratório conta com dinamômetros de potência, de chassi e de emissões, acelerômetro e outros aparelhos para simulação de condições de pilotagem.

Contando hoje com 300 concessionários em todo o País, a empresa em apenas dois anos de história alcançou o quarto lugar em emplacamentos no mercado nacional.

Parcerias estratégicas

Em 2009, a DAFRA fechou parcerias estratégicas globais com a TVS Motor Company, a Haojue e a BMW Motorrad. Em comum essas empresas possuem características extremamente importantes, como qualidade do produto, diferencial tecnológico em relação aos modelos e processos de fabricação, excelência em desenvolvimento e grande experiência no segmento de duas rodas. Além disso, tanto TVS quanto Haojue estão entre as líderes mundiais em vendas e produção de motos, enquanto a BMW é reconhecida mundialmente pelos produtos premium e de alto nível tecnológico.

As parcerias prevêem não só a fabricação de produtos na Unidade de Manaus, caso da Apache RTR 150, mas incluem a transferência de conhecimento e tecnologia à DAFRA e a seus colaboradores, diretamente envolvidos no processo, e o desenvolvimento conjunto de modelos com foco total no consumidor brasileiro.