Vipal lança projeto de preservação de espécies nativas e apresenta seu novo site de sustentabilidade

Vipal lança projeto de preservação de espécies nativas e apresenta seu novo site de sustentabilidade

Texto: Imprensa Vipal

Desde a sua fundação, em 1973, a Vipal conquista cada vez mais espaço entre as empresas que investem e acreditam no conceito de sustentabilidade. E não á apenas por conta da atividade na qual a empresa está inserida. Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo e 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

A trajetória de comprometimento com o meio ambiente, que possui várias passagens marcantes, ganha mais um capítulo com o lançamento do Projeto Arboreto, um espaço cultural e socioambiental que promoverá o estudo e a divulgação de algumas espécies nativas da Fazenda Tupi. De acordo com o dicionário Aurélio, Arboreto significa “Coleção de árvores plantadas para estudos científicos ou exibição ao público”.

Propriedade do Grupo Vipal desde 1989, a fazenda representa uma das últimas áreas restantes da Floresta de Araucária. Está localizada no distrito de Rio Branco, município de Nova Prata (RS), e possui uma área total de 962 hectares, entre mata nativa, campo, reflorestamento, lago e sede.

A Vipal montou um programa especial de Educação Ambiental para trazer a natureza existente na Fazenda Tupi mais próxima da comunidade. Este programa está voltado para estudantes de todas as faixas etárias e tem o objetivo de mostrar o estudo, valorização e preservação da flora local. Deste modo, para os estudantes, o Arboreto se transformará em uma extensão da sala de aula e em uma ferramenta do exercício de cidadania na preservação dos recursos naturais.

O espaço do Projeto Arboreto está localizado ao lado do Centro de Distribuição da Vipal em Nova Prata, RS e foi cedido pela prefeitura da cidade através da Lei Municipal nº 3.758/97, de 20 de junho de 1997.

Deixe um comentário