Expectativas de crescimento fortalecem mercado de locação de veículos

Expectativas de crescimento fortalecem mercado de locação de veículos

Setor investirá R$ 58 bilhões até 2014; esse montante é maior do que o que será aplicado em estádios brasileiros para a Copa de 2014

Texto: Rafael Tavares / Anne Morais

No início de 2010, especialistas não pouparam projeções de melhoria no setor de locação de automóvel. O ano ainda não acabou, e novas perspectivas já estão traçadas para o setor. Estimativa recente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – ABLA – aponta que as locadoras de veículos investirão R$ 58 bilhões até 2014. Esse montante é maior do que o que será aplicado em estádios brasileiros para a Copa de 2014.

De acordo com o diretor-executivo da Yes Aluguel de Carros, Raimundo Teixeira, a Copa vai exigir mais investimentos de setores privados daqui pra frente. “Mas a motivação não para por ai. Faltando menos de quatro anos para 2014, o mercado locação de veículos se prepara para acompanhar a demanda de turistas que o Brasil receberá”, afirma Teixeira.

Atualmente, 400 mil veículos movem o setor de locação no país. De acordo com a ABLA, o objetivo é dobrar o número de veículos até o ano das Olimpíadas, em 2016. Para acompanhar a demanda, a Yes já está se ajustando e, gradualmente, vem registrando um aumento no número de suas frotas.

A Yes Aluguel de Carros, quarta maior rede de aluguel de carros no país, já está se movimentando de olho no futuro do setor. Em relação ao que vem sendo feito para a Copa, o principal foco da Rede é aumentar gradativamente a frota até 2014. “A expectativa é que a cada ano o crescimento seja de 25%, duplicando o número de automóveis até 2014.”, revela Teixeira. A Rede Yes deve chegar em 2014 com uma frota totalmente zero km.

A ABLA tem realizado alguns esforços para que o setor se torne um vetor de divulgação turística. Além de contar com o apoio do Ministério do Turismo, a Associação diz que fechar parcerias com agências de viagens é fundamental para aumentar a demanda do setor. O segmento de locação é um dos que melhor remunera os agentes de viagens. A comissão varia de 5% a 30%, a cada negócio fechado.

O diretor-executivo da Rede Yes acredita que o evento pode ampliar o serviço de locação entre os brasileiros. “O Aluguel de veículos já está na cultura de turistas estrangeiros e com a Copa e Olimpíadas, os turistas brasileiros também podem ver a locação de automóveis como um importante instrumento para suas viagens”, afirma.

Deixe um comentário