Com quatro pilotos em condições matemáticas de chegar ao título, a categoria 997 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil promete fortes emoções nas provas deste final de semana em Interlagos, a serem realizadas como preliminares do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Ricardo Rosset, Ricardo Baptista, Alex Barros e Marcel Visconde são os quatro pilotos que podem levar para casa o troféu de campeão da temporada.
Esta é a segunda vez que o Porsche GT3 Cup chega à preliminar do GP do Brasil com quatro pilotos lutando pelo título. Em 2007, os protagonistas foram Baptista, Marcel, Clemente Lunardi e Otávio Mesquita. Na ocasião, Baptista detinha o favoritismo e confirmou o primeiro lugar na pontuação. Agora, três anos depois, a posição de favorito pertence a Rosset, líder do campeonato com 202 pontos. A seguir aparecem Baptista (165), Barros (136) e Marcel (121). Mas a luta está mais aberta do que a pontuação sugere: se fosse aplicado imediatamente o descarte obrigatório das duas piores pontuações de cada piloto, Rosset ficaria com 180 pontos. A pontuação dos adversários permaneceria inalterada, já que todos “zeraram” em pelo menos duas provas.
Na categoria Light, André Posses assegurou o título na prova anterior, realizada em outubro em Curitiba, mas a briga pelo vice-campeonato promete ser das mais empolgantes. Oito pilotos lutam pelo segundo lugar no campeonato: Edu Guedes (75 pontos), Gil Farah (72), Sylvio de Barros (61), Tommy Soubihe (55), Amilcar Collares (55), Edu Rocha (49), Guilherme Ribas (42) e Fernando Barci (41).