Transmissões Allison mostram-se a melhor escolha para ônibus urbanos de 12 metros
Texto e Foto: Imprensa Allison Transmission
Recentes testes realizados com ônibus urbanos de piso baixo, de até 12 metros, apontaram para uma grande economia de combustível quando equipados com o modelo de transmissão automática Allison T280R. A transmissão, que recebeu significativos incrementos em termos de tecnologia e calibragem, vem surpreendendo os usuários.
O modelo de transmissão Allison modelo T280R saiu-se excepcionalmente bem em avaliações de consumo de combustível realizado pelo fabricante tcheco SOR Libchavy spol. s.r.o., realizado no trânsito urbano. Avaliado dentro dos conceitos do ciclo SORT2 ― Standardised On-Road Tests Cycles (Ciclo de Teste Urbano Uniformizado), o veículo equipado com uma transmissão Allison Torqmatic®, com retarder integrado, rodou 2,6 km com um litro de diesel. O resultado comprova que as transmissões inteiramente automáticas, cada vez mais, se tornam a opção mais eficiente economicamente para esse tipo de uso ― sem falar do aumento de produtividade.
Sob as condições determinadas pela UITP – International Association of Public Transport (Associação Internacional dos Transportes Públicos), os testes SORT2 foram realizados com uma carroceria urbana modelo SOR NB12, de 12 metros, sobre mecânica Iveco Tector 6 equipado com uma transmissão Allison totalmente automática T280R. O modelo contém as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Allison, inclusive o LBSS ― Load Based Shift Schedule (Mapa de troca de marchas baseado na carga do veículo) e o VAC ― Vehicle Acceleration Control (Controle de aceleração do veículo), itens que definem o perfil da aceleração do ônibus e o torque do motor transmitido para as rodas em função da carga do veículo.
“Esta nova avaliação nos trouxe sólidos resultados, que confrontados aos obtidos em recentes testes e experiências realizadas na Europa, mostraram que as transmissões automáticas Allison são as mais eficientes e econômicas do mercado”, afirma Manlio Alvaro, gerente de marketing da empresa para a Europa. “O excelente resultado obtido para o ônibus urbano de 12 metros pode se mostrar ainda mais promissor se pensarmos que, quando o veículo rodar algo em torno de 40 mil quilômetros, por exemplo, o consumo de combustível poderá ser menor ainda”.
Jindřich Chudý, gerente de negócios da SOR, diz que: “Penso que nossa futura parceria com a Allison será extremamente benéfica, já que tivemos uma boa resposta dos nossos clientes pela nossa iniciativa em usar uma transmissão automática da marca. E, pelo mesmo motivo, conseguimos reduzir nosso consumo de combustível para 2,6 km/l em um circuito urbano. Essa melhoria só foi possível graças às características da transmissão T280R”.
Os testes foram feitos ao longo de múltiplos circuitos com um veículo básico, que representa o perfil das rotas dos ônibus urbanos com especificação UITP. Também foi levada em consideração a repetição das condições de avaliação, que permitem uma justa comparação tanto para fabricantes de ônibus quanto fornecedores de componentes. Existem três tipos de ensaios que simulam a alta, média e leve densidade do trânsito das rotas: SORT1 quando eles são operados com uma velocidade média de 12,1 km/h; SORT2, com velocidade média de 18 km/h; e SORT3 que tem velocidade média de 25,3 km/h. Os resultados dos testes foram acompanhados pela TÜV SÜD Czech s.r.o., certificadora localizada na cidade de Praga.