Monroe alerta para a importância da revisão dos amortecedores antes da viagem de férias
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Monroe alerta para a importância da revisão dos amortecedores antes da viagem de férias

Texto: Imprensa Tenneco

Como acontece a cada fim de ano, o movimento nas estradas cresce com a chegada das férias. A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta os motoristas para a importância de verificar amortecedores e sistema de suspensão para uma viagem segura e confortável.

O amortecedor é um dos principais itens de segurança do veículo. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade e boa dirigibilidade. Quando desgastada, a peça pode comprometer a segurança do automóvel e seus ocupantes.

Um veículo com amortecedores gastos apresenta maior risco de aquaplanar em pista molhada e precisa de maior distância para frenagem. A estabilidade é comprometida e o carro pode perder o controle em curvas e em pavimentos irregulares. “O balanço excessivo causado por amortecedores ineficientes produzem oscilações no feixe de luz dos faróis, atrapalhando os motoristas que trafegam no sentido oposto. Isso pode ofuscar a visão do condutor e causar acidentes”, adverte Juliano Caretta, coordenador de treinamento técnico da Monroe.

Conforto e economia

Testes realizados pela Monroe indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, aumentando consideravelmente o risco de acidentes. Peças com vida útil comprometida provocam trepidações excessivas, tornando a viagem incômoda e aumentando o cansaço do motorista.

Amortecedores eficientes contribuem não apenas para a segurança, mas também para o bolso do motorista. Em más condições, a peça provoca desgaste prematuro dos pneus e diversos itens da suspensão. A durabilidade dos amortecedores depende exclusivamente das condições de uso aos quais são submetidos. Atitudes como trafegar com cautela em vias com pisos irregulares e respeitar os limites de carga e velocidade do veículo ajudam a preservar o equipamento.

“O ideal é que a peça seja verificada a cada 10 mil quilômetros, ou quando o motorista notar qualquer anormalidade com o veículo. Se a troca for necessária e os amortecedores tiverem mais de 40 mil quilômetros de uso, a Monroe recomenda a substituição das quatro peças, mesmo que apenas uma delas apresente problemas. No caso dos com menos de 40 mil quilômetros rodados a troca deve ser feita aos pares. Se apenas um for trocado, o outro amortecedor pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso. A única exceção é quando o amortecedor apresenta defeito de fabricação coberto pela garantia. Nessa situação basta substituir a peça defeituosa”, explica Caretta.

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