/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
O futuro da reparação está no acesso às informações e à tecnologia
O setor da reposição automotiva no País vive um bom momento, pois o mercado de vendas de veículos novos aquecido gera demanda para o afatermarket. E para que esse processo continue em constante evolução, tanto varejo como as oficinas devem estar preparadas para atender os novos modelos que chegam com recursos tecnológicos.
A evolução tecnológica da indústria automobilística traz desafios para a reposição, exigindo conhecimento tecnológico, equipamentos e acesso ás informações.
A nossa experiência com a Rede PitStop, conceito de rede associativista para as lojas de autopeças e oficinas que já possui mais de 260 unidades, tem mostrado que a consultoria de campo realizada neste projeto tem feito toda a diferença para o dono do negócio aprimorar os seus conhecimentos na área de gestão e perceber que pequenos detalhes podem interferir no resultado.
O atendente de loja precisa estar informado e saber as características do produto para realizar um bom atendimento. Com a variedade de modelos e marcas de veículos disponíveis no mercado, há uma infinidade de tipos de peças para a reposição que exigem mais atenção por parte do balconista. Além disso, os recursos tecnológicos aplicados nesses produtos requerem ainda mais informação técnica do reparador. Esse será o futuro da reparação no Brasil, assim como já acontece em outros países, onde a informação técnica é a principal ferramenta para o mecânico fazer o reparo.
Entre outros serviços que a Rede PitStop oferece, o clube do conhecimento permite a troca de experiências, bem como a atualização de informações. Isso se tornará cada vez mais necessário em nosso mercado e o setor da reposição precisa estar preparado para essas mudanças.
É um trabalho que deve ser feito com a ajuda de toda a cadeia produtiva, envolvendo fabricantes e distribuidores para que o varejo e as oficinas tenham condições de atender à demanda do mercado.
Rodrigo Carneiro é diretor da Distribuidora Automotiva (Sama, Laguna, Matrix e Abouchar Pirelli) e vice-presidente do Sicap/Andap.
