Depois de completar mais de 12.000 km de testes, o New Fiesta RS World Rally Car estreia no Rally da Suécia na próxima semana, de 10 a 13 de fevereiro. A etapa de abertura do Campeonato Mundial de Rally 2011 inaugura uma nova era na competição e a equipe oficial da Ford, rebatizada como Ford Abu Dhabi World Rally Team, se esmerou no desenvolvimento do carro de nova geração.
Os testes ultrapassaram a marca de 12.000 km na semana passada – o equivalente a mais de duas temporadas do Mundial de Rally -, dos quais 2.854 km foram rodados na Suécia, a única etapa com neve e gelo. A aprovação final de todos os aspectos técnicos do New Fiesta RS WRC pela FIA, entidade que comanda o esporte, foi deixada para o último momento para que o time otimize o desempenho do carro e dê aos pilotos a máxima chance de estrear com sucesso.
Várias mudanças foram introduzidas no mundial de 2011 para permitir uma equação de custos mais eficiente. O quarteto de pilotos finlandeses formado por Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus colegas Jari-Matti Latvala e Miika Anttila estará à frente da equipe pela quarta temporada consecutiva, todos com o mesmo status de número 1.
As duas duplas estão confiantes em competir pela primeira vez com o New Fiesta RS WRC patrocinado pela linha de lubrificantes Castrol Edge. Os campos congelados da Suécia central são o lugar perfeito para começar. Latvala, com 25 anos, foi vice-campeão de pilotos no ano passado e conquistou sua primeira vitória no Mundial de Rally em 2008. Hirvonen tem 30 anos e venceu na Suécia em 2010.
Os pneus de inverno fornecidos pela nova parceira Michelin trazem, cada um, quase 400 cravos de tungstênio de 7 milímetros para “morder” o gelo e tracionar o carro nesta que é uma das etapas mais rápidas do ano. Os pilotos também podem apoiar os carros nos bancos sólidos de neve que margeiam as pistas para ganhar mais velocidade nas curvas.
Latvala está entusiasmado com a temporada. “O Rally da Suécia é um grande lugar para começar. Fiz testes lá durante cinco dias, com foco nos ajustes. No último dia, senti que atingimos o ponto ideal. O New Fiesta RS WRC anda bem na neve e seu equilíbrio é brilhante. Como é mais curto, o peso fica centralizado e ele reage rápido. O câmbio de seis marchas é um grande aperfeiçoamento e trabalhamos duro para encontrar a relação perfeita”, diz.
“Estou confiante que seremos competitivos durante toda a temporada. O maior objetivo do time é vencer o título de construtores. Brigar pelo título de pilotos também seria um sonho, mas a coroa dos construtores é chave para a Ford. Se combinarmos consistência com velocidade, será perfeito”, finaliza.