Connect with us

Outros

PST Electronics conquista certificação de Gestão Ambiental ISO 14001

Published

on

Empresa construiu uma Central de Resíduos para a coleta seletiva e armazenamento de materiais passíveis de reciclagem
Texto: Assessoria de Imprensa
A planta fabril da PST Electronics em Manaus (AM) recebeu a certificação do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001. A norma, reconhecida internacionalmente, define o que deve ser feito para estabelecer o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental. Para conquistar a certificação, a PST Electronics realizou ações específicas nas instalações da fábrica e também junto aos seus colaboradores.
Uma das melhorias promovidas na unidade fabril foi a criação de uma Central de Resíduos, de 114m², para a coleta seletiva. Todo o material passível de reciclagem como papel, plástico, terminais e componentes eletrônicos são separados e recolhidos por cooperativas e empresas locais. Com esse processo, a PST Electronics prevê, até dezembro de 2011, um aumento de 10% na segregação e destinação correta dos resíduos sólidos.
“O processo de implementação e obtenção do ISO 14001 foi em um curto período de tempo, pois a fábrica já contava com práticas sustentáveis. A conquista dessa certificação reflete o comprometimento da companhia em realizar suas operações de forma adequada, minimizando os impactos ao meio ambiente“, afirma Ricardo Borsari, gerente de Qualidade Industrial da PST Electronics.
Outra importante ação realizada foi a criação de uma política ambiental dentro da empresa. A medida transformou objetivos em indicadores, que são responsáveis por demonstrar o desempenho do sistema ambiental da unidade fabril.
Para isso, foram realizadas palestras com o objetivo de repassar os procedimentos, bem como os recursos necessários para implementar a gestão de qualidade de um produto, atividade ou serviço, de acordo com a política estabelecida pela organização.
“Por meio do sistema de Gestão Ambiental visamos a combater os desperdícios, continuar a ser uma organização ambientalmente correta e motivar ainda mais nossos colaboradores”, declara Borsari.
Advertisement