Executivo pertence a uma jovem geração de profissionais, com carreira feita na própria empresa, inclusive com experiência internacional

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Fernando Passos é o novo diretor-geral da Valeo Service América do Sul, divisão do Grupo Valeo responsável pelas atividades da empresa no mercado de reposição de todo o continente. Ele sucede a Sérgio Noriega, recentemente designado para o cargo de diretor-geral da Valeo Service Espanha.
Formado em engenharia de produção mecânica, pela FEI, e com MBA em gestão empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas, faz parte de uma jovem geração de profissionais do setor automobilístico. Também integra um grupo que fez carreira na própria empresa, acumulando amplo conhecimento por intermédio de cargos que ocupou em diferentes setores e divisões, além de duas missões internacionais.
Com 38 anos de idade, Fernando Passos tem 15 anos de atividades profissionais nas áreas de logística, compras, projetos, vendas e marketing e também em gestões de empresas na América do Sul e na Europa.
A carreira de Fernando Passos no Grupo Valeo teve início em 1996, como estagiário na divisão de Iluminação (produção de faróis e lanternas). Em 1998 foi efetivado no cargo de engenheiro de logística e, em 2000, designado para a primeira missão internacional como coordenador de compras e logística na Valeo Service da França, localizada em Paris, responsável pelo desenvolvimento de novos projetos e pelas negociações comerciais dos produtos importados da América Latina.
Após dois anos, retornou ao Brasil como gerente de logística e, posteriormente, respondeu pelo cargo de gerente de projetos e produtos, até ser designado para a posição de diretor nacional de vendas, em 2005. Na sequência de sua carreira, assumiu a diretoria de vendas e marketing, quando definiu a política comercial e as estratégias para a comercialização dos produtos Valeo no mercado de autopeças. Em 2008, foi designado para nova missão em Paris, como diretor de vendas para o mercado europeu, para gerenciar uma equipe comercial responsável pelas vendas de peças efetuadas para as montadoras filiadas ao grupo Ford (Ford, Volvo e Mazda) e ao grupo TATA (Jaguar e Land Rover).
Em 2010, foi nomeado diretor de vendas para a América do Sul e, posteriormente, para a posição atual, na qual tem o objetivo de ampliar a atuação do Grupo Valeo em todo o continente sul-americano, região que vê em forte expansão e com grandes oportunidades para a empresa.