Manutenção de Sonda lambda garante economia de combustível
Com a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem pelo escapamento, a sonda lambda integra o sistema de injeção do veículo. Em perfeitas condições, este componente emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando (ECU) determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor.
“Outro benefício da sonda lambda em boas condições é a proteção ao meio ambiente, pois ela atua junto ao catalizador permitindo a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera”, ressalta Daniel A ngelo, especialista em conceito de oficinas da Divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.
Parte da sonda fica em contato com os gases e a outra permanece exposta ao ar do ambiente. A sonda lambda compara a quantidade de oxigênio nesses dois meios e gera sinais elétricos para a unidade de comando, que utiliza essa informação para regular o volume de combustível que será injetado no motor.
Caso o sensor detecte muito oxigênio no sistema, significa que há uma mistura pobre de combustível que pode prejudicar o desempenho do motor. Já pouco oxigênio indica uma mistura rica demais, o que significa desperdício de combustível. Uma sonda velha ou defeituosa não passa a informação correta e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua eficiência. O catalizador é outro item que pode sofrer desgate com uma mistura muito rica ou muito pobre.
Prevenção
Por ficar instalada no tubo de escapamento, a sonda lambda recebe todos os gases resultantes da combustão. Portanto, a primeira orientação da Bosch para aumentar a durabilidade deste item é fazer uma manutenção constante no veículo, trocando filtros, velas e cabos de ignição; além de abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida. A revisão do componente a cada 30 mil km é outra maneira de garantir a eficiência do sistema.
Não é possível realizar a limpeza da sonda lambda, pois o sensor de medição dos gases está instalado internamente no produto. Uma vez danificado, o problema só será resolvido com a substituição do sensor. Vale ressaltar que para a oficina avaliar o desempenho do sensor, ela deve ter um scanner de qualidade, com software atualizado. Equipamento indispensável a qualquer oficina de confiança.
“Sempre que o motorista levar seu veículo para manutenção, deve lembrar de incluir uma avaliação da sonda lambda, pois o sensor velho ou defeituoso não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção ele trônica perde sua eficiência”, ressalta Angelo.
Campanha Carro 100%
Líder no mercado de reposição automotiva com a maior linha de produtos, a Bosch acredita que a manutenção preventiva é a maneira mais eficiente de aumentar a segurança do condutor e dos passageiros de veículo, economizar combustível e proteger o meio ambiente. Dessa forma, apoia a campanha Carro 100%, do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), que tem como objetivo a conscientização sobre os benefícios do cuidado preventivo e regular.
A campanha é direcionada às oficinas mecânicas, motoristas de veículos leves e pesados, profissionais técnicos e entidades públicas e privadas ligadas ao setor automotivo, e é coordenada pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), do qual a Bosch faz parte. Mais informações sobre a campanha no www.carro100.com.br.
Os motoristas podem contar ainda com a maior rede de oficinas autorizadas do País – a rede Bosch Service. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais. Mais informações sobre a rede Bosch Service e a localização das mais de 1.400 oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.
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