Outros
Goodyear reconhece como Herói das Estradas caminhoneiro que salva vida de policial
O programa Herói das Estradas, promovido pela Goodyear para valorizar a imagem dos caminhoneiros no Brasil, tem mais um selecionado. Trata-se de Luís Antonio da Silva, que prestou socorro a um policial militar, vitima de um acidente de moto. O salvamento ocorreu num domingo, dia do aniversário de Luís Antonio, e o sargento estava cerca de 16 horas sem contato com a base da polícia.
O caminhoneiro será reconhecido publicamente no dia 21 de julho em cerimônia realizada na fábrica da Goodyear em Santa Bárbara D’Oeste, e ganhará um troféu e um adesivo exclusivo com o logo do programa para colar em seu caminhão. Luís Antonio já está classificado para a final do Herói das Estradas, quando concorrerá a um caminhão zero km, além de pneus e recauchutagem da Goodyear.
“A história do Luís Antonio reflete o espírito da campanha, que é destacar casos de caminhoneiros que foram além de suas funções e realizaram atos de heroísmo, contribuindo com a sociedade”, comenta Rui Moreira, diretor de marketing da Goodyear. “A Goodyear continuará reconhecendo outras histórias ao redor do país durante todo o ano”, explica o executivo.
As histórias recebidas foram classificadas quanto à veracidade e ato heroico. Todos os relatos enviados permanecem na concorrência ao longo do ano para as próximas etapas. Até dezembro, quando acontece a grande final, mais oito histórias serão premiadas e a melhor de todas receberá o caminhão no final do ano. O segundo e o terceiro colocados receberão prêmios nos valores de R$ 30 mil e R$ 15 mil, respectivamente, em pneus e recauchutagem.
História do Luís Antonio da Silva
Em 04/02/2002; a propósito no dia do meu aniversario, eu fui carregar na usina Santa Maria em Cerquilho, quando eu já voltava. Por volta das 10h30 da manhã eu já estava em Capivari no sentido Piracicaba depois da usina desativada Santa Cruz na Rodovia do Açúcar, eu fiz uma ultrapassagem e, quando olhei para o retrovisor direito, algo me chamou a atenção: avistei uma roda de moto, no meio de um grande buraco, parei imediatamente e fui conferir, quando fui me aproximando, passei por vários pedaços da moto, fui adiante e avistei um homem caído e muito ferido, fraturas expostas e muito ensanguentado, mas, ainda lúcido, quase sem forças para falar, me pediu que ligasse para 190, eu rapidamente fiz e quem me atendeu foi uma policial feminina com o nome de Jocelene.
Quando eu estava tentando explicar o local do acidente o rapaz ferido me pediu para que eu dissesse para ela que tratava-se do “CANUTO” para minha surpresa ela começou a comemorar o encontro do Sargento e gritava no telefone: encontraram o sargento. Em seguida ela voltou a conversar comigo para saber a sua localidade. Fiquei sinalizando até a chegada da ambulância, ajudei a colocá-lo na maca e passei todos os meus dados no boletim de ocorrência “ele caiu por volta das 18h45 do dia 03/02/2002, sábado eu Luís o encontrei no domingo por volta das 10h45 da manhã, penso que na vida tudo a um propósito, pois não tenho costume de trabalhar no domingo e neste domingo especialmente dia do meu aniversario fui e recebi um presente em poder ajudar uma vida e para DEUS isto é muito importante.
Ele mora em Piracicaba, mas na época trabalhava na policia militar em Capivari.
Herói das Estradas
Qualquer caminhoneiro que resida no Brasil e exerça profissionalmente a atividade de motorista, com a Carteira Nacional de Habilitação e com o exame médico em dia, pode participar. Para isso, o caminhoneiro precisa ter vivido uma situação em que realizou um ato heróico e contribuiu para a sociedade. O fato deve ter ocorrido no Brasil entre os anos 2000 e 2010 e, no momento em que aconteceu, o caminhão dirigido deveria ter obrigatoriamente 10 ou mais rodas.
As histórias serão classificadas de acordo com a veracidade e a participação direta do caminhoneiro. A organização do programa pode solicitar ao participante alguns documentos para comprovar o relato, como boletins de ocorrência, fotos ou testemunhas. As histórias com indícios de fatos que não sejam verdadeiros podem ser anuladas.
Duração
O Herói das Estradas durará o ano inteiro. Ao todo serão realizadas dez apurações para escolha das histórias finalistas, sendo uma por mês, de março a outubro de 2011, e duas apurações em novembro de 2011. A escolha da melhor será realizada até o dia 30 de cada mês e apenas os relatos enviados até o dia 10 do mês da apuração serão considerados.
Inscrição
Os caminhoneiros podem se inscrever pelo site www.heroidasestradas.com.br ou através de um formulário, que pode ser encontrado em um dos 280 pontos e lojas “truck centers” da Goodyear ou em feiras, como a de transporte Exposafra (Paranaguá, PR) e a do Caminhoneiro (Guarulhos e Cubatão). Além destes, é possível encontrar o formulário também na Sala de Lazer (Guarulhos, SP), no Santa Rosa Truck Show (Itajaí, SC), durante a primeira semana de cada mês no Ecopátio (Cubatão, SP) ou nas etapas do Caminhoneiro Nota 10, que ocorre em 20 cidades. O regulamento completo também pode ser conferido no hotsite do programa.
Goodyear no Brasil
A Goodyear do Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus para equipamentos agrícolas, fora de estrada e para aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.
A companhia possui operações em três unidades industriais: fábrica em Americana (interior do Estado de São Paulo), fábrica na capital de São Paulo (bairro Belenzinho) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (interior de São Paulo). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.
Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.
Foco na sustentabilidade
Para a Goodyear, o processo de geração de riquezas concretiza-se sem prejudicar a natureza ou a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e comunidades onde a empresa está instalada. Sendo um “cidadão empresarial” global, socialmente responsável e consciente, a Goodyear trabalha no sentido de conduzir os seus negócios e as suas operações de acordo com os mais altos padrões legais e éticos. Assim, direciona esforços para contribuir com o desenvolvimento econômico e socioambiental, o que inclui aprimorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e familiares, bem como da sociedade em geral.
Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br