Outros
Campeonato tem dois últimos campeões separados por apenas um ponto na Itaipava GT3
Líderes são acompanhados de perto também por Cleber Faria, Xandy Negrão/Xandinho Negrão, Pedro Queirolo e Allam Khodair/Marcelo Hahn
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Encerrada a primeira metade da temporada do Itaipava GT Brasil, apenas um ponto separa os dois primeiros colocados no campeonato, curiosamente as duplas campeãs nos dois últimos anos pela Itaipava GT3. Valdeno Brito e Matheus Stumpf, campeões em 2010, aparecem em primeiro lugar com 112 pontos, pilotando um Ford GT. Logo atrás, com 111, estão Cláudio Ricci e Rafael Derani, de Ferrari F458, campeões de 2009. É desta forma que eles começam a segunda metade do ano, nos próximos dias 27 e 28 de agosto, no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo (SP).
“Não é por acaso. Essas duas duplas conquistaram os dois últimos títulos e agora estamos brigando por este campeonato. Isso comprova a nossa qualidade, dos nossos carros e equipes, mas de toda forma ainda acredito que não somos favoritos. Temos outros times muito fortes no grid de largada que podem vencer também”, afirma Valdeno Brito. Por enquanto, ele e o parceiro de pilotagem têm como adversário principal um carro novinho em folha, o Ferrari F458. “O Ford é um carro que está conosco há tempos. Já chegamos ao máximo do desenvolvimento dele, enquanto o Ferrari F458 é novo”.
“E mesmo assim já está nos acompanhando de perto. É um carro mais moderno e de muito potencial, por isso acho que não será nada fácil manter a liderança até o fim do ano”, acrescenta Valdeno Brito. “Precisamos melhorar principalmente de reta. Acredito que o carro poderia estar um pouco mais liberado pela organização, mas eles estão fazendo um ótimo trabalho no equilíbrio de desempenho do campeonato e a classificação mostra exatamente isso”, conclui Valdeno Brito. Cláudio Ricci ressalta que a força do Ford GT é exatamente o tempo de trabalho.
“O Ford GT pode não ser o carro mais novo, mas ao contrário dos outros ele é um carro de corrida de nascimento. O meu Ferrari F458, por exemplo, é um carro de rua, com preparação adequada para competição. Isso faz diferença. Tanto o Valdeno quanto o Matheus conhecem todos os detalhes do carro, sabem tudo sobre ele, enquanto nós ainda temos muito que aprender”, destaca o piloto, campeão em 2009 em parceria com Rafael Derani. “Além do carro, eles são ótimos pilotos e por isso estão na posição em que estão. Mas não estão sozinhos”.
“Eu e o Rafa também estamos fortes, assim como outras duplas. Temos os Lamborghinis, o outro Ferrari F458, Corvettes, os Vipers, todos equalizados e andando juntos, então a disputa até o final do ano não está definida e não será fácil”, conclui Cláudio Ricci. A curiosidade nesta disputa é que enquanto Valdeno Brito e Matheus Stumpf somam três vitórias no campeonato, Claudio Ricci e Rafael Derani ainda não ganharam nenhuma corrida, mas apostam na regularidade. Foram ao pódio seis vezes em dez corridas disputadas em 2011.
CLASSIFICAÇÃO EXTRA-OFICIAL DA ITAIPAVA GT3 (APÓS 10 DE 20 ETAPAS)
1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito – Ford GT – 112 pontos
2º- Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari F458 – 111
3º- Cleber Faria – Lamborghini LP560 – 103
4º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão – Lamborghini LP600 – 99
5º- Pedro Queirolo – Corvette Z06R – 95
6º- Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600 – 90
7º- Paulo Bonifácio – Ford GT – 75
8º- Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F458 – 59
9º- Wagner Ebrahim – Dodge Viper Competition Coupé – 54
10º- Renan Guerra/Vanuê Faria – Lamborghini LP560 – 53
11º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico – Corvette Z06R – 44
12º- Bruno Garfinkel – Lamborghini LP560 – 42
13º- Enrique Bernoldi – Ford GT – 35
13º- Juliano Moro – Ford GT – 35
13º- Ricardo Maurício – Lamborghini LP560 – 35
16º- Fernando Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 28
17º- Daniel Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 21
18º- Henrique Assunção – Dodge Viper Competition Coupé – 19
19º- Ronaldo Kastropil – Dodge Viper Competition Coupé – 14
20º- Walter Derani – Lamborghini Gallardo LP560 – 11
21º- Antonio Pizzonia – Ferrari F430 – 7
21º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel – Lamborghini Gallardo LP500 – 7
23º- Fernando G. Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 6
24º- Fernando Poeta – Lamborghini Gallardo LP560 – 4
25º- Sérgio Jimenez/João Adibe – 3
You must be logged in to post a comment Login