Premiação visa reconhecer talentos em início ou meio da carreira
Texto: Assessoria de Imprensa
Fábio Nonato de Paula, 26 anos, engenheiro de Produto da Schaeffler, levou o ‘Destaque do Ano’ do Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro com o projeto Programa Less-low Emission Solutions from Schaeffler (soluções de baixa emissão da Schaeffler), para melhorar a eficiência energética em sistemas aplicados a motores de combustão interna.
Segundo o Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, os resultados obtidos no projeto do engenheiro até o momento foram expressivos, bem fundamentados por meio de base teórica em modelagem de sistemas. Foram programadas rotinas complexas para simular os fenômenos ligados à lubrificação elasto-termo-hidrodinâmica.
Além de Fábio Nonato de Paula, que ganhou R$ 2 mil, outros 10 engenheiros foram indicados por empresas do setor automotivo e homenageados com uma placa alusiva ao prêmio. Todos os candidatos tiveram seus projetos avaliados e selecionados pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, segundo critérios de qualidade, soluções inovadoras e resultados para as organizações.
“O Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheirotem o objetivo de reconhecer o talento e incentivar a inovação entre os jovens profissionais”, explica Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL. O foco do Prêmio são os profissionais em início ou meio da carreira, com até 35 anos de idade e 10 anos de conclusão de curso.
Os candidatos ao prêmio foram apontados por 11 empresas expositoras do Congresso SAE BRASIL 2011 (realizado de 4 a 6 de outubro, em São Paulo) e avaliados pelo Comitê de Reconhecimento da associação, dirigido pelo engenheiro Ozires Silva.
Entre as propostas apresentadas nos projetos destacaram-se iniciativas de tropicalização de conceitos, otimização de componentes, projetos com pedido de patentes, gestão de fornecedores, otimização de estoques com redução de custos e aumento da eficiência, otimização de componentes do motor e definição do ar de admissão.
OS DEMAIS INDICADOS
Também disputaram o prêmio Anderson Lima (General Motors), Alexandre Garcia Alcaraz (Borgwarner), Vagner Agostinho Junior (Mercedes-Benz), Fernando Roveri (Volkswagen), Ailson da Silva Marques (Ford), Renato Borges Prado (Visteon), Athos Obvioslo Carvalho (FIAT), Eduardo Torrigo (MWM), Fernando O. Junior (Bosch) e Didimo Garcia Neto (Delphi).