Outros
Alpha Notícias: Master e Kangoo Express são destaques da Renault na FENATRAN
A linha de veículos utilitários da Renault do Brasil, composta pelo modelo Kangoo Express e pela gama Master – Furgão, Vitré, Chassi Cabine e Minibus -, registrou no acumulado de vendas deste ano (janeiro a setembro) um crescimento superior a 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número é 2,5 vezes maior que o crescimento registrado pelo segmento de utilitários (cerca de 15%) na comparação do mesmo período. Esse ótimo resultado alcançado neste ano pela Renault no segmento de VU é fruto de intenso trabalho realizado pela marca e que tem como principais bases: – Ampliação da gama: como, por exemplo, o recente lançamento da versão Furgão Vitré-; – Reposicionamento do preço sugerido: desde o início deste ano, o Kangoo Express teve o seu preço realinhado visando ampliar a competitividade em relação ao seu principal concorrente; – Aumento da competitividade dos preços de serviços e das peças originais: um exemplo dessa ação é a redução nos valores de alguns componentes de manutenção e reparação do Kangoo Express; – Desenvolvimento de uma rede de concessionárias preparada para atender aos clientes de veículos utilitários: com o fortalecimento do Programa “Renault Empresas” -que abrange da comercialização ao pós-venda -, focado nas necessidades dos clientes e proprietários de veículos utilitários. Por tudo isso e com a experiência de quem é líder do segmento de veículos utilitários na Europa há mais de 13 anos, a Renault coloca em evidência durante a realização da Fenatran, maior feira de utilitários da América Latina, toda a versatilidade das linhas Master e Kangoo Express. A Renault tem planos ambiciosos para o Brasil, que deve se tornar o segundo maior mercado do Grupo até 2013. “Neste contexto, os veículos utilitários terão papel fundamental para que tal objetivo seja alcançado”, atesta Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil. Os números refletem a opinião de Jalinier. No acumulado de vendas deste ano (janeiro-setembro) o Master teve mais de 5.300 emplacamentos, o que representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, número superior ao aumento de vendas anotado em sua faixa de mercado, o FU3 (furgões com até 3.500 kg de Peso Bruto Total), que foi de 37%. Já o modelo Kangoo Express, que após o seu reposicionamento de preço registra recordes mensais de vendas, teve um crescimento, no acumulado de vendas de 2011 (janeiro-setembro), quase nove vezes superior ao registrado em seu segmento (furgões pequenos com carga útil de até 800 kg. Nos três primeiros trimestres deste ano, o Kangoo Express acumula a venda de mais 2.300 unidades, um aumento de 50,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o seu segmento cresceu 4,6%. “A linha de comerciais leves da Renault é caracterizada por possuir um baixo custo por quilômetro rodado e baixo valor de manutenção. São características que ganham relevância ainda maior em se tratando de veículos concebidos para o trabalho”, explica Gustavo Schmidt, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil. Transformados De acordo com a necessidade específica do cliente, o Master pode virar, por exemplo, uma ambulância de resgate; uma van para o transporte de portadores de necessidades especiais; uma van de turismo para passageiros VIPs – com frigobar, DVD de teto, tomada 110 volts e porta pacotes – ou um furgão isotérmico (que mantém a temperatura interna do compartimento de carga por mais tempo). A versatilidade dos utilitários da Renault é garantida pela linha transformados, desenvolvida por fornecedores parceiros e validados internamente na Renault do Brasil. Por isso, todos os modelos transformados da Renault, oferecem todos os benefícios da garantia original de fábrica para todo o veículo, inclusive a transformação. Outro diferencial importante é a facilidade na hora de realizar o financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando a realização de dois financiamentos e/ou negociação distintas – o do carro e o da adaptação -, agilizando assim a finalização da compra. Renault Empresas Executado em parceria com concessionárias e destinado a pequenas, médias e grandes corporações, o “Renault Empresas” abrange serviços que vão da comercialização ao pós-vendas. Ou seja: do recepcionista ao mecânico. As concessionárias que fazem parte do programa têm áreas de serviço com sinalização própria e box equipado com elevador especial para veículos pesados. Os mecânicos são igualmente especialistas nos modelos Master e Kangoo Express. Todo o trabalho é voltado à rapidez no atendimento: os clientes que fazem agendamento da revisão programada e entregam o veículo na concessionária até as 9 horas têm a garantia de que o serviço será concluído no mesmo dia, se não houver a necessidade de alguma intervenção mais complexa, afinal, dias parados afetam a rentabilidade do negócio do cliente. Estande alegre e acolhedor Ao longo dos dias, esquetes divertidas e informativas, com atores caracterizados como profissionais usuários dos utilitários da Renault (carteiro, entregador, perueiro etc), abordarão temas de maneira bem humorada, interagindo eventualmente com os presentes e com algumas inserções de improviso, a fim de trazer fluidez e naturalidade à ação. Com controle total no processo de desenvolvimento de veículos adaptados, a Renault garante padrão de qualidade amparado pela relação custo x benefício sem igual no mercado, além de disponibilizar ao cliente ampla rede de assistência e manutenção. E hoje, mais do que nunca, estes fatores são preponderantes na decisão de compra um veículo comercial leve. Por isso, a exemplo do que acontece com os modelos de passeio comercializados pela Renault, Master e Kangoo Express contam com o programa “Revisão Preço Fechado”, que permite ao proprietário saber com antecedência exatamente quanto vai gastar com peças e mão-de-obra. O valor é fixo e válido para toda a rede de concessionárias do País. Instituto Renault : preocupação com o meio ambiente e com a “eco-condução” Por isso, as atrações do estande da Renault este ano não se resumem aos veículos. A empresa mostra no evento preocupação especial com a preservação do meio ambiente. Através do Instituto Renault, a marca vai apresentar aos visitantes e profissionais do setor que cada um pode fazer a sua parte na defesa do meio ambiente. Durante a Fenatran, o Instituto Renault promoverá palestras além de distribuir aos visitantes folders explicativos sobre “eco-condução”, com dicas sobre a maneira de se dirigir levando em consideração a preservação do veículo e dos pneus, a redução do consumo de combustível e a conseqüente diminuição da emissão de gases poluentes. Outra ação realizada pelo Instituto Renault e que envolve a linha de veículos da marca foi a cessão, em regime de comodato, de um Master Furgão ao projeto Borda Viva do Campo, em São José dos Pinhais (PR), que atende diariamente mais de 330 crianças e jovens da região. A entrega desse modelo foi realizada pelo Presidente mundial da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. Condições especiais de financiamento durante a Fenatran
Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil é uma das marcas que mais opções oferece aos consumidores brasileiros, além de ser a única a dar garantia de fábrica. A gama apresenta diferentes propostas, com portfólio de dezenas de projetos de utilitários leves, que servem a setores como transporte escolar, saúde, turismo, comércio e serviços.
A importância dada pela Renault aos clientes profissionais é reforçada pelo programa “Renault Empresas”, sistema de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que têm no veículo uma ferramenta de trabalho.
A Renault do Brasil vai receber bem os visitantes e jornalistas num espaço cheio de cor e movimento, com 552 m². São oito veículos em exposição, sendo duas versões do Kangoo Express e seis exemplares do Master, com destaque para o Chassi-Cabine, estacionado sobre uma plataforma com as duas laterais externas de LED, transmitindo os principais diferenciais da linha.
A Renault do Brasil acredita que é papel da empresa dar oportunidades de desenvolvimento para as pessoas e para a preservação do planeta. Para isso, a marca lançou no ano passado o Instituto Renault, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável por meio de ações planejadas, através da qualificação da educação, desenvolvimento comunitário, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental.
Além de conhecerem de perto toda a diversidade da linha de veículos utilitários da Renault, os visitantes da Fenatran 2011 terão a sua disposição condições especiais de financiamento, graças ao acordo firmado entre Renault do Brasil e a Financeira Renault. Entre os destaques dessa ação, que acontece simultaneamente na rede de concessionárias da marca, estão a taxa de 0% – nos financiamentos de 18, com 50% de entrada – e a possibilidade do cliente optar entre IPVA + Licenciamento grátis ou taxa 0% na compra do modelo Master Minibus L2H2 16 Lugares.