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Alpha Notícias: Toyota Prius: tecnologia, design e curiosidade

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Modelo foi avaliado pela equipe do Jornal Alpha Autos

Texto: Redação
Fotos: Divulgação
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A Toyota trouxe para o Brasil 15 unidades do seu ícone híbrido Prius, prevendo início das vendas para o segundo semestre de 2012. A equipe do Jornal Alpha Autos avaliou o modelo pelas ruas da cidade de São Paulo e também na região da cidade de Campinas.

E sair com o carro significa dar “aulas” do seu funcionamento, tecnologia utilizada, início das vendas, preço etc. O assédio foi incrível! Desde crianças até adultos com seus celures tiraram fotos do veículo. E todos vinham conversar, querer saber mais do carro etc.

Prius no Brasil

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A Toyota anunciou a introdução comercial do carro híbrido Prius, em sua terceira geração, no mercado brasileiro para o segundo semestre de 2012. Para a inserção do modelo no país, a fabricante de automóveis definiu uma estratégia dividida em três fases, na qual desenvolverá atividades que começou em outubro e irão até o início da comercialização do híbrido em todo o território nacional.

A primeira fase da introdução do Prius no Brasil visa disseminar a tecnologia híbrida entre os consumidores. Para isso, foi inserido no site da Toyota (www.toyota.com.br) um conteúdo de fácil entendimento sobre o funcionamento do produto. Também haverá empréstimo de veículos para a imprensa especializada, da qual o Jornal Alpha Autos faz parte e celebridades, com o objetivo de massificar a informação para o público em geral – o que de fato aconteceu intensamente no período que ficamos com o veículo.

Na segunda fase, o objetivo é desenvolver um relacionamento mais próximo com os consumidores brasileiros para avaliar a aceitação do produto e identificar itens específicos a serem adaptados para o mercado local, desta forma o modelo que avaliamos pode vir a sofrer algumas mudanças.

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Por fim, serão maximizadas as ações de lançamento por meio da exposição do Prius nas concessionárias da Toyota e com atividades de test-drive.

Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro veículo da história equipado com motores a gasolina e elétrico, utilizando a tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive, a ser produzido em escala comercial e suas vendas, ao longo desses 14 anos, já ultrapassaram a marca de 2,3 milhões de unidades em todo o mundo, sendo mais de 1 milhão apenas nos Estados Unidos. Tais números tornaram o Prius em um ícone entre os veículos com tecnologia sustentável.

Características do Prius

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Abaixo algumas das principais características do modelo híbrido da Toyota:


Motor a combustão

O Prius é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.

Este motor a combustão se destaca por dispensar a utilização de uma correia auxiliar para mover outros componentes do veículo, como o compressor do ar-condicionado, a bomba de água e a assistência elétrica da direção, que funcionam com a eletricidade gerada pela potência do sistema de baterias, colaborando para a redução do consumo de combustível.

Motor Elétrico

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O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. O Prius que chega ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.

Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico.

Bateria do motor híbrido

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A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia e que reúne as seguintes qualidades:

• Dispensa carga externa.
• Não necessita manutenção nem troca periódica

Freios regenerativos

Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.

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Modos de condução

O Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, no painel de instrumentos, para otimizar a dirigibilidade, combinando prazer ao dirigir com economia de combustível.

Modo Normal

No modo Normal, o sistema Hybrid Synergy Drive otimiza o uso dos dois motores de forma automática, alternando a fonte propulsora de acordo com as condições de dirigibilidade.

Modo EV (Electric Vehicle)

Ao pressionar o botão EV, com o veículo completamente parado, o Prius entrará em modo 100% elétrico, permitindo uma condução em baixas velocidades sem a utilização do motor a combustão até o término da carga da bateria híbrida. Este tipo de condução é ideal para utilização em zonas urbanas e em trânsito pesado. Caso o motorista pressione o botão EV e acelere repentinamente, ultrapassando os 40 km/h, o veículo volta ao modo Normal automaticamente.

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Modo ECO (Economy)

O modo ECO é utilizado para calibragem da resposta de aceleração, caso o motorista pressione agressivamente o pedal do acelerador e, ao mesmo tempo, serve para otimizar o controle do ar-condicionado, visando mínimo consumo de combustível. De acordo com a dirigibilidade e a temperatura ambiente, o modo ECO pode ajudar o motorista a obter uma redução no consumo de combustível entre 8% e 20%.

Modo PWR (Power)

Este modo modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o desempenho e o prazer ao dirigir. O modo Power oferece uma resposta máxima de aceleração até 25% superior, quando comparado com o modo Normal, e é ideal na realização de ultrapassagens e retomadas de velocidade.

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Consumo de combustível

No modo de condução Normal, o Prius alcança excelentes resultados no que se refere a consumo de combustível urbano, atingindo até 25,5 km/l, com uma autonomia de 1150 quilômetros. A capacidade do tanque de combustível do modelo é de 45 litros.


Desenho exterior

O Prius apresenta um desenho exterior atrativo, com personalidade própria e característica aerodinâmica e compacta, privilegiando a estabilidade e o silêncio ao dirigir.

Desenho aerodinâmico

A aerodinâmica é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de um veículo que busca máxima eficiência em consumo de combustível. O excelente coeficiente aerodinâmico do Prius, de 0,25, foi atingido a partir de numerosas simulações em computador e testes em túnel de vento.

Neste quesito os principias pontos que se destacam são:

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• A parte externa do assoalho possui uma carenagem e contempla um defletor aerodinâmico na traseira.
• O desenho lateral foi desenvolvido para um melhor fluxo de ar
• O desenho do spoiler traseiro evita a formação de turbulência.

Faróis com tecnologia LED

A tecnologia de diodos emissores de luz (LEDs) se emprega nos faróis dianteiros e traseiros do Prius, bem como na luz de freio. O uso dessa tecnologia permite uma redução no consumo de eletricidade em até 30%, o que contribui com o rendimento do Hybrid Synergy Drive e eleva a segurança em condução noturna.


Desenho interior

Dentro da premissa “desenho exterior ótimo, interior máximo”, o Prius reúne o que há de melhor em ergonomia e conforto. Baseado na filosofia Toyota de desenho “Vibrant Clarity” (Clareza Vibrante, em português), os componentes interiores do Prius criam uma atmosfera aconchegante aos ocupantes.

O Prius dispõe de assentos, painéis, portas e volante com forração em couro. Estes elementos valorizam o modelo, proporcionando um aspecto de luxo e elegância. Por outro lado, os encostos dos assentos traseiros são rebatíveis no formato 60/40, possibilitando o transporte objetos longos, que extrapolam as dimensões do porta-malas.

Painel de Instrumentos

O painel de instrumentos do Prius oferece ao motorista três zonas de informações:

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a) Eco-Monitor,
b) Zona de indicadores e alarmes
c) Informações de condução (velocidade, modo de dirigibilidade, transmissão)

• O Eco-Monitor foi desenvolvido para ajudar os motoristas a maximizar a eficiência de condução do sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota. O display inclui um monitor de energia que indica as condições de funcionamento do motor elétrico em tempo real e também o fluxo de energia despendido.

• O Indicador do sistema híbrido mostra o uso do acelerador em tempo real e ajuda o condutor a modificar a forma em que conduz o veículo e pisa no acelerador com o propósito de maximizar a eficiência do consumo de combustível.

• Um monitor mostra o consumo de combustível e os resultados da recuperação energética em intervalos de um a cinco minutos, o que fornece ao condutor informação instantânea sobre a eficiência de combustível e o estilo de condução. Por sua parte, um monitor de registros mostra os dados de quilometragem e o consumo médio de combustível.

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A terceira geração do Prius incorpora um visor “Head Up Display” (HDU), que projeta informações chave sobre o veículo na base do para-brisas (a velocidade do veículo e o ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência de condução. O motorista pode consultar as informações sem desviar o olhar do caminho, sendo mais um fator que eleva o nível de segurança.

O modelo também está equipado com o sistema de visor tátil “Touch Tracer Display”, que permite ao motorista controlar diversos dispositivos do veículo sem necessidade de tirar as mãos do volante. Ao serem acionadas, as funções são apresentadas em um painel de instrumentos de fácil leitura.

Segurança

O Prius obteve a máxima classificação nas provas de seguranças da EuroNCAP por conta da sua alta capacidade de absorção de impactos e proteção aos passageiros em acidentes. O modelo conta com sistema de freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), controle de tração e estabilidade (VSC) e assistência de frenagem (BA). O VSC atua nas quatro rodas de forma independente e incorpora ainda uma assistência ativa à direção.

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O Prius vem de série com três airbags frontais (para motorista, passageiro e para os joelhos do condutor), dois airbags laterais para os passageiros dianteiros e dois airbags de cortina, que cobrem as duas fileiras de assentos.

Especificações Técnicas

• O Prius é equipado com uma transmissão continuamente variável do tipo eletrônica CVT, que possibilita infinitas relações de marcha e propicia ao condutor a potência necessária de forma imediata.
• A partida do motor do veículo aproveita as funções do sistema de travamento central, dispensando a inserção da chave de ignição para o seu acionamento. Para ligar o motor, basta pressionar o botão “Power” no painel de instrumentos.


Meio Ambiente

O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:

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• 95% do Prius é recuperável
• 85% do veículo é reciclável
• 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
• A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada

FICHA TÉCNICA PRIUS 2011

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Motor a gasolina 1.8L 16V 4 Cilindros em linha VVT-i;
Potência máxima motor a gasolina: 98 cv a 5200 rpm;
Torque máximo motor a gasolina: 14,5 kgf.m a 4000 rpm;
Motor Elétrico 650 V;
Potência máxima motor elétrico: 60 kW;
Potência Combinada Motor Elétrico e a Combustão: 138 cv;
Consumo Urbano* (km/l): 25.5;
Emissão de CO2 Urbano* (g/km): 90;
* baseado em resultados da Toyota, podem variar de acordo com as condições de uso do carro.

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DIMENSÕES

Altura: 1510 mm
Largura: 1745 mm (desconsiderando os espelhos retrovisores)
Comprimento: 4460 mm
Entreeixos: 2700 mm
Peso em ordem de marcha: 1390 kg
Peso total: 1805 kg

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