Outros
Alpha Notícias: Lifan faz estreia internacional durante o Dubai Auto Show
Texto: Assessoria de Imprensa
A montadora chinesa Lifan, uma das empresas privadas do setor automobilístico que mais cresce na China, fará sua primeira apresentação no cenário automotivo internacional durante o Dubai International Motor Show. Ao lado do novíssimo SUV X60, a Lifan vai aproveitar a feira para mostrar pela primeira vez seu primeiro carro inteiramente elétrico, o EV620.
Sediada em Chongqing, no Sudoeste da China, a Lifan é mais conhecida por suas motocicletas. Mas o lançamento dos novos modelos de automóveis em Dubai será uma demonstração do desejo da empresa de se transformar em uma montadora de carros de alcance global. A companhia optou por Dubai para fazer sua primeira participação numa feira internacional por considerar que o Oriente Médio é um mercado essencial para as montadoras chinesas, que têm o objetivo de voltar suas vendas para a exportação mundial e demonstrar sua gama de produtos com excelente relação qualidade/preço.
O Dubai International Motor Show é o maior e mais respeitado evento do setor no Oriente Médio e reúne a indústria automobilística mundial, atraindo profissionais dos países da região e também do Sul da Ásia. Durante a feira, a Lifan vai apresentar seus mais recentes produtos, e esses novos veículos vão atrair a atenção tanto de visitantes em geral quanto de representantes do setor automotivo.
Com o lançamento do novo SUV e do Carro Elétrico, a Lifan aposta em segmentos com grande possibilidade de crescimento presente e futuro no mercado de automóveis. O SUV X60, por exemplo, rompe as barreiras dos veículos tradicionais da categoria, e passa a integrar uma fatia de mercado que vem experimentando crescimento sem precedentes ao longo dos últimos dois anos, na China e no mundo.
O exterior do X60 mistura elegância e emoção, reunindo características de estilo de carros de passeio tradicionais e de SUVs – num visual chamado “Linguagem MM de Design” da Lifan. O resultado é um SUV urbano que conquista o olhar. A segurança dos passageiros é a principal preocupação da marca, e os engenheiros acrescentaram barras de proteção contra colisões dentro de todas as portas, bem como no teto do veículo. Os airbags internos já vêm de fábrica. Conforto também é uma das prioridades no projeto do X60: ele vem com assentos de couro e sistema de som 2-DIN.
O X60 é prático e ao mesmo tempo eficiente quando se trata de consumo de combustível. Ele foi projetado para o mercado de veículos de passeio econômicos e off-road. Numa parceria com a empresa de engenharia Ricardo, sediada na Grã-Bretanha, a Lifan desenvolveu o motor VVT a gasolina de 1,8 litros do SUV, que conta com controle eletrônico do acelerador e fornecimento eficiente de combustível. Enquanto isso, a caixa de câmbio com cinco velocidades foi projetada com um sincronizador tricone, que garante aprimoramento do torque de partida e suavidade na mudança das marchas. A tecnologia utilizada no motor será transferida para outras plataformas, conforme prevê o processo de ampliação da equipe interna de Pesquisa e Desenvolvimento da montadora.
A Lifan está com o olhar cada vez mais voltado para um futuro de tecnologias com baixa emissão de CO2, como veículos elétricos. Os visitantes da feira poderão conhecer um dos primeiros modelos totalmente elétricos da empresa, que estará em exposição em Dubai: o EV620. A estratégia de veículos elétricos (EV) da empresa segue a política do conselho de Estado, que anunciou um plano de Reestruturação e Revitalização da Indústria Automobilística. O plano afirma que, até 2012, 5% do total de carros de passeio vendidos devem incluir fontes alternativas de energia como eletricidade, híbridos completos ou híbridos do tipo plug-in.
Com o EV620, a Lifan desenvolveu uma versão de seu popular sedan 620, desta vez com emissões zero – fruto de uma colaboração com a Academia Chinesa de Ciências. O EV utiliza um motor magneticamente sincronizado, controlado por vetor e resfriado a água. Ele conta ainda com sistema de gestão de bateria, Controller Area Network, frenagem regenerativa e servo de freio. Sistemas elétricos de aquecimento e resfriamento também fazem parte da tecnologia central.
O carro tem autonomia para rodar até 200 km com a bateria totalmente carregada – um processo que leva seis horas. A bateria de lítio ferro fosfato pode ser carregada tanto em carregador lento quanto rápido (30 minutos para 80%), dependendo da necessidade do usuário. No pico, o motor de 47 Kw pode ir de 0 a 80 km/h em 15 segundos, atingindo velocidade máxima de 100km/h. A busca por inovação levou a Lifan a se expandir globalmente em mercados como Europa, África, Sudeste e Oeste Asiático e América do Sul. A motivação da montadora para atingir o sucesso total já garantiu à Lifan uma certificação da União Europeia. Isso significa que seus produtos qualificados podem ser vendidos por toda a Europa, bem como em outros 50 mercados mundiais.
A Lifan se transformou rapidamente numa das maiores empresas privadas da China, ao longo de uma história de 19 anos. Em 2010 ela entrou com sucesso para o grupo das empresas negociadas na Bolsa de Xangai. A companhia diversificou sua oferta de produtos, especializando-se no desenvolvimento de tecnologias e na produção e venda de automóveis, motocicletas e motores.
