Por isso, revisões periódicas no sistema de exaustão são importantes para garantir seu correto funcionamento
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no escapamento, parte integrante do sistema de exaustão, formado pelo tubo do motor, silencioso intermediário e silencioso traseiro, podem reprovar veículos ao realizar a Inspeção Ambiental Veicular. Dados do Balanço do Relatório Anual 2010 da Inspeção Ambiental Veicular da cidade de São Paulo apontaram que 21% dos veículos foram rejeitados durante a pré-inspeção visual da Controlar. Trata-se da primeira avaliação feita no veículo, antes do mesmo ser submetido à medição de emissões de gases poluentes. “A má qualidade do combustível é um grande vilão do escapamento”, afirmou o engenheiro Henry Grosskopf, especialista em sistemas de exaustão e gerente de produtos da maior fábrica de escapamentos da América Latina (Tuper Escapamentos e Catalisadores).
Segundo uma pesquisa da Cinau – Central de Inteligência Automotiva, do Grupo Oficina Brasil e do portal i-Carros, realizada com 2 mil reparadores e 2,5 milhões de motoristas de carros, o combustível adulterado é um problema que afeta 40% dos donos de veículos.
Outros fatores que, frequentemente, deterioram o escapamento são os buracos, lombadas e ondulações no asfalto, que podem fazer a peça se soltar, amassar ou até furar. “Trajetos curtos também são prejudiciais já que a água acaba acumulando na tubulação e nos silenciosos e o sistema não consegue aquecer a temperatura adequada”, comentou.
Para manter o sistema de exaustão em boas condições, o engenheiro recomenda fazer revisões periódicas em uma oficina de confiança, usar combustível e lubrificante de boa qualidade e seguir as orientações do manual do fabricante.
“É preciso ficar atento aos sinais que indicam que a peça não está funcionando adequadamente, como ruído elevado ao acelerar o veículo”, advertiu o gerente de Engenharia de Produtos.
A troca dos componentes deve ser feita com modelos compatíveis aos originais para manter os níveis de emissões e ruídos em conformidade com a regulamentação.





