Duplas da Citroën terminam nos dois primeiros lugares pelo terceiro rali consecutivo
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A primeira parte do Campeonato Mundial de Rali (WRC) não poderia ter sido encerrada de melhor maneira para a Citroën. O Rali da Nova Zelândia, sétima das 13 etapas da temporada 2012, terminou com mais uma dobradinha da marca – a terceira consecutiva – todas com Sébastien Loeb/Daniel Elena em primeiro lugar e Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen em segundo. A Citroën ocupou os dois primeiros lugares do Rali da Nova Zelândia desde o primeiro dia. A equipe só não esteve na frente nos tempos acumulados após o primeiro estágio, liderado por Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila. No segundo, Hirvonen/Lehtinen e Loeb/Elena passaram à frente. Latvala/Anttila ameaçaram endurecer a disputa, mas um acidente atrasou-os e facilitou a tarefa da dupla da Citroën, que passou a disputar entre si a vitória.
No último estágio do primeiro dia, Loeb e Elena assumiram a liderança do rali. O desafio maior passou a ser ditado pelas condições climáticas: ao longo dos dois dias finais, chuvas fracas deixaram as estradas extremamente escorregadias, ao mesmo tempo em que dificultavam tremendamente a escolha dos pneus mais adequados.
No dia final, a chuva caía forte sobre Auckland, ponto de partida da prova. No Power Stage, o último trecho do rali, Loeb/Elena e Hirvonen/Lehtinen tinham boa distância sobre os concorrentes, mas ainda disputavam a vitória entre si. Os dois primeiros lugares do trecho ficaram com Latvala/Anttila, que não tinham qualquer possibilidade de vencer, e Petter Solberg/Chris Patterson, distantes terceiros colocados na classificação geral. Loe e Elena ficaram em terceiro no Power Stage, confirmando a vitória na prova (a 72ª da dupla no Mundial) e a dobradinha da Citroën. Outro carro da marca, tripulado pelos belgas Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul, terminou o rali em quinto lugar.
“Foi uma batalha de dois dias com Mikko”, resumiu Loeb, falando sobre o Rali da Nova Zelândia. “A primeira parte da temporada foi fantástica, com cinco vitórias em sete provas, e fico contente por estar com uma vantagem confortável no campeonato.” Hirvonen, por sua vez, destacou o aprendizado durante a fase inicial de seu primeiro ano na equipe Citroën: “Estou satisfeito com o que consegui até aqui. Tenho lutado regularmente pela vitória e isto é bom. Espero ganhar algumas vezes no segundo semestre”. Yves Matton, chefe da Citroën Racing Team, destacou a confiabilidade do Citroën DS3 e o fato de a equipe ter completado três provas consecutivas nos dois primeiros lugares. “Chegaremos à largada do Rali da Finlândia liderando os campeonatos de pilotos e de equipes. Isso nos permite trabalhar com mais tranquilidade para a segunda parte da temporada”, finalizou.
Rali da Nova Zelândia – 20 a 24 de junho de 2012
Resultado final
1) Sébastien Loen (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 4h04:51.2
2) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Citroën DS3, a 29.6
3) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 1:36.4
4) Evgeny Novikov (Rússia)/Dennis Giraudet (Bélgica), Ford Fiesta RS, a 2:13.6
5) Thierry Neuville (Bélgica)/Nicolas Gilsoul (Bélgica), Citroën DS3, a 2:42.4
6) Daniel Sordo (Espanha)/Carlos Del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, a 3:03.1
7) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 4:52.9
8) Armindo Araújo (Portugal)/Miguel Ramalho (Portugal), Mini John Cooper Works, a 9:36.4
9) Ken Block (EUA)/Alex Gelsomino (EUA), Ford Fiesta RS, a 10:30.3
10) Manfred Stohl (Áustria)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 11:26.3