/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Alpha Notícias: Paulistanos gastam mais de 3 dias por ano esperando pelo transporte público
Os passageiros paulistanos estão frustrados com a falta de informações em tempo real
Texto: Assessoria de Imprensa
Uma nova pesquisa feita junto aos usuários do Moovit em São Paulo trouxe à tona dados importantes sobre a realidade do transporte público na cidade. O Moovit é o App para celulares e tablets que permite ao usuário compartilhar informações em tempo real sobre a situação do TP nas cidades. Hoje, o APP está disponível apenas para São Paulo sendo que a próxima cidade a ser disponibilizada será o Rio de Janeiro.
Pelos dados levantados foi possível apurar que cada passageiro gasta em média cerca de 20 minutos por dia esperando por ônibus e trens o que dá um total de 3 dias por ano à espera do transporte. Não foi surpresa, portanto o fato de mais de 90% dos pesquisados reportar que eles se encontram frustrados com a falta de informação. O tempo de espera representa, hoje, 25% do tempo total gasto na locomoção via TP.
A pesquisa levantou ainda que os passageiros gastam mais de 80 minutos por dia no transporte público. Mais de 70% deles gastam mais de uma hora em média. Mais de 30% dos pesquisados informaram gastar mais de 2 horas por dia em ônibus, metrô e trens. O tempo de espera representa uma parte significativa do total gasto no trajeto. Estes números são complementares a uma pesquisa recentemente divulgada pelo IPEA – Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada com dados de 2009, onde são reportados que os passageiros gastam em média cerca de 43 minutos de casa para o trabalho sem considerar o tempo de espera.
Ao perguntar sobre qual a maior frustração com o transporte publico 47% responderam que a lotação era o fator mais frustrante. A segunda maior frustração estava no fato de não saber quando o ônibus ou o trem iria chegar sendo que mais de 25% destes pesquisados apontaram este como sua maior frustração.
O Moovit é grátis e foi lançado em São Paulo no final de dezembro de 2012 para as plataformas móveis (celulares, IPads) iOS (Apple) e Android que facilitaram aos passageiros o recebimento e o envio de informações em tempo real sobre a situação dos vários transportes públicos, bem como sua localização. Além disso, o APP informa sobre rotas alternativas em caso de atrasos permitindo que os passageiros possam chegar aos seus destinos de maneira mais rápida e eficaz.
O App permite também que os passageiros informem uns aos outros a situação do transporte, se está lotado ou vazio, limpo ou sujo, se o motorista dirige bem ou não e porque há atrasos ou não.
“São Paulo é uma das cidades mais intensas do mundo, com um sistema de transporte público extremamente complexo que serve mais de 9 milhões de passageiros por dia. Ao lançar o Moovit em São Paulo acreditamos que podemos ajudar os passageiros a receber informações tempo real e assim terminar com as incertezas facilitando o seu dia a dia “comenta Nir Erez, CEO do Moovit.
Desde seu lançamento em dezembro de 2012 o Moovit já alcançou 50,000 usuários em São Paulo. Moovit é grátis e está disponível para Iphones e equipamentos que usam a plataforma Android.
