Connect with us

Outros

Alpha Esportes: Como se manter na disputa do Rally dos Sertões?

Published

on


É necessário resistência física e um veículo robusto que suporte este desafio
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Para terminar o Rally dos Sertões entre os melhores competidores é preciso superar seus próprios limites. Mas além de habilidade humana, o veículo tem que estar preparado para transpor os obstáculos de um rali extenso e duro, e não quebrar. A 21ª edição do rali será realizada entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, e percorrerá trilhas dos Estados de Goiás e Tocantins. São estradas de terra ou areia com pouco ou nenhum uso. Isso significa muita dificuldade à vista!
Faltando menos de um mês para a largada (que será em Goiânia, GO), este é o período em que as equipes trabalham “24 horas” por dia no desenvolvimento e preparação das máquinas. Testes são realizados para ter a certeza de que todas as peças estão respondendo e terão o desempenho desejado. 
Na edição deste ano, o piloto Carlos Ambrosio seguirá pelo segundo ano na categoria UTV e, desta vez, participará a bordo de um Polaris Jagged X. “O modelo foi apresentado em janeiro, na largada do Rally Dakar. O momento foi oportuno, pois este UTV atende o mercado de competição off-road. Ele vem com alguns incrementos, como: portas, banco concha, gaiola de proteção reforçada, maior potência e aceleração 20% mais rápida”. Para o piloto, quem aceita se aventurar em um UTV, entende o prazer e o benefício que ele traz. “É uma categoria que está em ascensão no Brasil, e que continuará crescendo”.
Uma vez que os competidores encaram obstáculos de alto nível técnico (lombadas, valas, travessias de rios, erosões, pedras, trial, entre outros), o desgaste natural de peças é comum. “Todos os veículos são submetidos a testes extremos de resistência, e algumas peças, obviamente, apresentam mais desgastes que as outras. Então, nas revisões realizamos o diagnóstico e fazemos trocas preventivas. As distâncias percorridas são muito longas e o calor é extremo, na faixa de 40 graus, por isso, para chegar até o final do Rally dos Sertões, poupar o equipamento e não descuidar de um parafuso sequer, é fundamental”, encerrou Ambrosio.
Confira abaixo, o roteiro do Rally dos Sertões 2013. 
Roteiro – 21º Rally dos Sertões
25 de julho – Etapa 1 – Prológo – Goiânia, GO 
26 de julho – Etapa 2 – Goiânia a Pirenópolis, GO
27 de julho – Etapa 3 – Pirenópolis a Uruaçu, GO
28 de julho – Etapa 4 – Uruaçu a Porangatu, GO
29 de julho – Etapa 5 – Porangatu, GO, a Natividade, TO
30 de julho – Etapa 6 – Natividade a Palmas, TO
31 de julho – Etapa 7 – Palmas a Palmas, TO
01 de agosto – Etapa 8 – Palmas, TO, a Minaçu, GO
02 de agosto – Etapa 9 – Minaçu a Goianésia, GO
03 de agosto – Etapa 10 – Goianésia a Goiânia, GO – Premiação na chegada
Advertisement