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Alpha Pesados: FTP Industrial faz lançamentos na Fenatran 2013

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Destaques para os motores que equipam o Iveco Hi-Way e os Ford Cargo 2842 e 2042 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

De 28 de outubro a 1º de novembro, a FPT Industrial participa da FENATRAN – Salão Nacional do Transporte – que será realizado em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na ocasião, a FPT Industrial exibirá os motores que equipam os principais lançamentos do setor de caminhões de 2013. 

Seguindo seu propósito de crescimento, desenvolvimento tecnológico e consolidação no mercado latino americano, a FPT Industrial leva como destaques para o evento o motor FPT 10,3L para o Ford Cargo 2842 e 2042, que reforça seu foco comercial no mercado aberto, e o Cursor 13 560cv para o Iveco Hi-Way. Além disso, lança dois novos motores; o N45 e N67, que equipam os novos Iveco Tector. Para completar a ampla exposição em soluções, o Cursor 9 para o Iveco Trakker e o F1A que equipa o Fiat Ducato também estarão em exposição. 

“Por meio de nosso conhecimento, tecnologia e qualidade proporcionamos aos nossos clientes os custos operacionais mais competitivos do mercado. Estamos confiantes de que essa será uma grande contribuição para o nosso crescimento contínuo”, diz José Luís Gonçalves, Presidente da FPT na América Latina.


Presença nos principais lançamentos de 2013 do setor de caminhões 

O motor Cursor 13 com 560 cv, que equipa o novo Iveco Hi-Way, é o mais potente do portfólio da FPT Industrial para aplicações veiculares e oferece alto rendimento, com uma curva de torque plana, característica ideal para as condições das estradas latino-americanas. Tudo isso é oferecido com consumo de combustível reduzido e baixo nível de emissões. Gonçalves acrescentou: “A alta tecnologia do motor, aliada ao seu baixo custo operacional, confirma o compromisso da FPT Industrial em satisfazer as necessidades do cliente de um mercado exigente”. Além da versão de 560 cv, a família Cursor 13 também possui potencias de 440 cv e 480 cv

Outra importante parceria é o acordo com a Ford Motor Company para a utilização do FPT 10,3 litros de 460 cv nas versões 2842 e 2042 do Ford Cargo de até 56 toneladas, produzidos no Brasil e na Europa. O motor turbodiesel FPT 10,3 litros com 6 cilindros em linha possui gerenciamento eletrônico e sistema SCR para redução de emissões. “A parceria com a Ford é mais um passo que confirma o compromisso de crescimento da FPT Industrial na América Latina e a consolidação no mercado brasileiro”, destaca Gonçalves. 


Novos motores N45 e N67 para a nova geração Iveco Tector Economy

Mais potência e menor consumo; esses foram os requisitos básicos para o desenvolvimento dos novos motores N45 e N67 da FPT, projetados para equipar a nova geração Iveco Tector Economy de 15t e 23t. Ambos os motores serão apresentados pela FPT Industrial no evento, comprovando o pioneirismo tecnológico e a diversidade de soluções da empresa em atender as necessidades do cliente. 

Os novos N45 e N67 são motores criados a partir das versões NEF 4 e NEF 6, e tiveram aumento em suas cilindradas em relação às suas versões anteriores (de 3,9litros para 4,5litros e de 5,9litros para 6,7litros), resultando em aumento de potência e torque, além de redução de consumo de combustível. Os dois modelos possuem tecnologia SCR, que utiliza o Arla 32.

O N45, com potência de 206 cv e torque de 720 Nm, entre 1.250 e 1.800 rpm, apresenta rendimento que o torna ideal para equipar caminhões projetados para percorrer curtas distâncias, utilizados em entregas urbanas e interurbanas. 


Já o N67, com as novas e mais robustas cilindradas, possui duas curvas de potência, uma versão de 280 cv e 300 cv com 950 Nm de torque entre 1.250 para 1.600 rpm, e 1.050 Nm entre 1.250 e 1.890 rpm, respectivamente. Esses motores foram construídos para oferecer ao condutor maior potência, sendo ideal para longas distâncias. 

“Em nosso centro de P&D no Brasil conseguimos desenvolver uma calibração específica para atender às necessidades do cliente brasileiro. Obtivemos uma nova curva de torque, mais plana e mais ampla. Com essas alterações, os motores ganharam elasticidade, o que permite uma condução mais tranquila e velocidades médias mais elevadas. O torque em faixa mais ampla melhora as arrancadas, ajuda nas manobras em baixa velocidade e apresenta bom desempenho em subidas”, enfatiza Helton Lage, diretor de engenharia de produto da FPT Industrial. 

Estruturalmente, os motores passaram por alterações em algumas peças, como a biela e o pistão, por exemplo, para suportar maiores pressões em decorrência do aumento do deslocamento. Os injetores foram otimizados, garantindo maiores pressões de injeção, com consequente melhora no rendimento do motor. 


Cursor 9 para o Iveco Trakker

O motor Cursor 9 de 8,9 litros e 6 cilindros em linha que equipa o Iveco Trakker apresenta sistema de injeção Common Rail de última geração. As maiores pressões de injeção garantem o melhor desempenho da categoria aliado à redução do consumo de combustível. 


Motor F1A equipa o Fiat Ducato

O motor F1A da FPT Industrial, de 2,3 litros com 4 cilindros em linha que equipa o Fiat Ducato, utiliza recirculação dos gases de escape (EGR) para cumprir as legislações de emissões da América Latina. Especificamente para essa aplicação de baixa potência e deslocamento, a tecnologia possibilita a redução dos custos de operação ao proprietário e se mostra a escolha mais adequada. “O F1A, com a tecnologia desenvolvida pela FPT Industrial, apresenta excelente desempenho, além de menor ruído e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio)”, afirma Lage. 

Serviço

FENATRAN – Salão Internacional do Transporte 

Data: de 28 de outubro a 1º de novembro de 2013

Horário de visitação: das 13h00 às 21h00 

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP